Teoria da Arte

Objetivos

Compreender e contextualizar o processo de autonomização da arte no âmbito da relação entre estética e ética.

Reconhecer a especificidade das linguagens artísticas e a problematização teórica inerente.

Caracterização geral

Código

2703

Créditos

6.0

Professor responsável

Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas

Semanais - 4

Totais - 62

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Ver a Bibliografia completa na pasta «Documentação de Apoio» em «Outros», ficheiro «Bibliografia Teoria da Arte».

ANTOLOGIAS E OBRAS GERAIS

Aesthetics (ed. Susan L. Feagin and Patrick Maynard). - Oxford University Press, 1997.

Art History and its methods: a critical anthology (selection and commentary by Eric Fernie). - London: Phaidon, 1995.

Art in Theory 1900-1990: An Anthology of Changing Ideas (ed. Charles Harrison & Paul Wood). - Oxford: Blackwell, 1992.

CHOAY, Françoise, L''''''''urbanisme, utopies et realités: une anthologie. - Paris: seuil, 1995.

Historia de las ideias estéticas y de las teorias artísticas contemporáneas (ed. Valeriano Bozal). - Madrid: Visor, 1996, 2 vols. 

Oú va l''''''''Histoire de l''''''''Art Contemporain? (dir. Laurence Dorléac, Laurent Gervereau, Serge Gilbaut et Gerárd Monnier). - Paris: L''''''''Image, École Supérieure des Beaux Arts, 1997.

Método de ensino

Aulas com apoio audovisual e seminários de discussão de textos chave para a exploração dos tópicos do programa. Exercícios de Problem-based learning

Método de avaliação

A avaliação contínua terá três partes:

- apresentação e discussão de um texto, trabalhado em grupo 1/3

- um teste escrito 1/3

- participação nos debates semanais 1/3

A avaliação final corresponderá a duas componentes de avaliação:

1 . componente teorico-pratica: apresentação de trabalho e participação nas sessões =  2/3 da avaliação

2 . Teórica:  Teste que incidirá sobre todos os conteúdos programáticos =  1/3 a avaliação

Exame de Recurso: substitui 1/3 avaliação relativo à componente teórica (teste). Para ir a exame o/a aluno/a terá de ter aprovação na parte prática. 


Conteúdo

1.Arte e teoria na História da Arte e na Conservação de objetos.

2. O estatuto da Arte.  Da Grécia ao período contemporâneo. 

2.1 Pré-socráticos, Platão e Aristóteles

2.2 Período Medieval e Renascimento.

2.3  A introdução do subjectivismo. Noções de sujeito no pensamento moderno  

3. A "revolução científica" e o Iluminismo.

4. O papel das Academias na afirmação e legitimação da obra de arte.

4.1 Consequências do aparecimento do "Salon" francês. 

5.  O nascimento da crítica e as suas consequências sobre a legitimidade das obras. Valor artístico e estético. Criação artística e juízo estético.

5.1 O Museu como lugar de consagração da obra. O mercado de arte. Obra de arte, objecto de arte e prazer estético.

6. As noções de Belo e modernidade em Baudelaire. 

7. Noções de temporalidade na modernidade. A consagração do monumento histórico.

8 . Da modernidade à pos-modernidade. Materialismos, Feminismos, LGBTI, Estudos pos-coloniais-