História e Técnicas de Produção Artística II

Objetivos

Os programas, de HTPA I e II, restringem-se à arte ocidental, com algumas incursões pontuais em épocas e civilizações anteriores. HTPA, ainda que leccionada semestralmente, é concebida como uma única unidade curricular (UC); é uma UC do MCR onde se pratica o cruzamento de saberes de áreas como a História da Arte e a Química, com o objectivo de criar um olhar interdisciplinar, útil à área da Conservação e Restauro.
O arcaboiço conceptual (formal e estético), construído nas cadeiras de História da Arte, relativo aos sistemas de representação, bem como conhecimentos relacionados com a inerente circunstancialidade ideológica e social, nomeadamente aquela que se refere ao estatuto social dos artistas, dialoga com a matéria de que é feita a Obra. Esse cruzamento, e como o efectuar, é um dos objectivos do saber fazer de HTPA.
A literatura artística e a crítica contemporânea das IGNOREes escritas usadas para estudar as técnicas artísticas é o fértil terreno que permite, entre outras, acordar rapidamente no aluno a ideia de que a construção da história e da matéria de que é feita a Obra é coisa complexa. Tratados, receituários e outras IGNOREes escritas são analisados criticamente, e o resultado utilizado na reconstrução histórica de materiais e técnicas artísticas do passado, saber fazer.
Nas aulas práticas, os trabalhos são da responsabilidade do aluno. Ou seja, o protocolo experimental é em grande medida concebido pelo alunos, após discussão com os docentes, saber fazer.

Caracterização geral

Código

2789

Créditos

6.0

Professor responsável

Joana Lia Antunes Ferreira, Maria João Seixas de Melo

Horas

Semanais - 6

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Esta é uma selecção indicativa

A) Tratados

S. RINALDI, "De Mayerne, Théodor Turquet, Pittura, Scultura e delle Arti Minori. 1620-1646"

 

B) Geral

-"Artists'' Pigments, a handbook of their history and characteristics "

P. BALL, “Bright earth – art and the invention of color”

D. BOMFORD et al., Art in the Making: Italian Painting before 1400, The National Gallery, London, 2002.

J. P. CABRAL, “História breve dos pigmentos”

D. CARDON, "Natural dyes. Sources, tradition, technology and science"

S. K. KROUSTALLIS, "Diccionario de Materias y técnicas (I. Materias). Tesauro para la descripción y catalogación de bienes culturales",

M. J. MELO, «History of natural dyes in the ancient mediterranean world», in Handbook of Natural Colorants

P. REDOL, "Estudo histórico, plástico e da técnica", in Pintura da Charola de Tomar

Método de ensino

O ensino baseia-se em aulas teórico-práticas (TP), que incluem seminários, aulas práticas de laboratório (PL) e apoio tutorial.
Nas aulas TP são leccionadas as matérias da UC de acordo com o seu programa e nas aulas laboratoriais são realizados trabalhos práticos que materializam e exemplificam os conteúdos teóricos. São ainda organizados seminários temáticos
O trabalho levado a cabo nas aulas práticas é avaliado através de mini-relatórios entregues até uma semana após conclusão do trabalho, contribuindo para 50% da nota final.
A componente teórica é aferida através das apresentações do seminário dedicado aos tratados e de um teste global, com ou sem consulta (de acordo com a escolha dos alunos), valendo 50% da nota final. Em alternativa a componente teórica poderá ser avaliada em exame (seguindo o calendário proposto pela FCT)
Assim NF=0,50xNT+0,50xNP.

Método de avaliação

A avaliação de HTPA II tem duas componentes: a avaliação teórico-prática (40%) e a avaliação laboratorial (60%).

A avaliação teórico-prática é individual e obtida através de:
1. Teste (6 de Junho, 40%)

A avaliação laboratorial é obtida através de:
1. Módulo Pintura | Relatório dirigido (25%)
2. Módulo Cerâmica | Relatório dirigido (25%)
3. Módulo Arte Contemporânea | Comentário (10%)
Os trabalhos escritos são realizados em grupo e entregues até 1 semana após a conclusão de cada Módulo. Os relatórios dirigidos devem ter no máximo 1500 palavras; o comentário deve ter no máximo 1000 palavras.

(A nota de cada componente será arredondada às décimas)

Considerações finais:
1) A aprovação a HTPA II requer a obtenção de uma nota mínima de 9,5 a cada uma das componentes de avaliação (teórico-prática e laboratorial).
2) A frequência tem uma validade de 5 anos.
3) Melhoria de nota da componente teórico-prática poderá ser feita através de discussão oral.
4) Na realização de qualquer prova devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

i) Fontes | De Mayerne

ii) A Cor na Arte

iii) Pintura 

iv) Cerâmica

v) Escultura em Metal

vi) Arte Contemporânea 

Consultar o planeamento de aulas em "documentação de apoio / outros"