Reabilitação de Infraestruturas Ferroviárias
Objetivos educativos
O transporte ferroviário tem um papel importante na economia nacional, mas atualmente, está a enfrentar vários desafios. A maioria das linhas existentes é afetada por fatores de envelhecimento e ações climáticas e, portanto, requer intervenções urgentes, mas, por outro lado, as solicitações impostas à sua capacidade de carga são cada vez maiores. É por isso, extremamente importante planear cuidadosamente as medidas de manutenção e reabilitação, e otimizar as intervenções de acordo com a sua relação custo/benefício.
O curso pretende proporcionar aos formados a aquisição de um conjunto de conhecimentos multidisciplinares, na área de reabilitação de vias férreas balastradas, teórico-práticos, enriquecidos pelas palestras dadas por personalidades reconhecidas nessa área, visitas de estudo e ensaios laboratoriais. Destaca-se também a utilização das ferramentas computacionais, quer nos estudos ligados à simulação do comportamento dinâmico da via-férrea e segurança dos passageiros, quer nos modelos de apoio à decisão. O foco da reabilitação será a utilização de novos materiais, tais como por exemplo os geossintéticos.
Os formados devem adquirir a capacidade de avaliar o estado atual da via-férrea, propor medidas de reabilitação mais eficientes e eficazes, e avaliar o seu valor aditivo em função de melhoramento do desempenho dinâmico da via. Os conhecimentos adquiridos proporcionarão uma formação complementar aos atuais Licenciados Pré-Bolonha, ou Mestres Pós-Bolonha. Destaca-se também a utilidade do curso aos alunos que terminem apenas o 1ºciclo do ensino superior em ciências de engenharia.
Saídas profissionais
O curso pretende dar uma formação específica de utilidade para a economia nacional, o que permitirá aos formados aceder mais facilmente ao mercado de trabalho, melhorar a sua qualificação no seu posto de trabalho, ou prosseguir com programas de investigação.
Caracterização geral
Código DGES
1040
Ciclo
Cursos não conferentes de grau
Grau
Acesso a outros cursos
A disponibilizar brevemente
Coordenador
Zuzana Dimitrovova
Data de abertura
Março de 2022
Número máximo de admissões
15
Propinas
1750 €
Horários
A formação decorrerá em regime pós-laboral, às sextas a partir das 17h00 e aos sábados a partir das 9h00. Aos sábados, o período das 13h00 às 14h00 está reservado para almoço. O término da formação em cada dia dependerá das disciplinas optativas selecionadas, no entanto, o número de horas por semana será de 10 h.
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 1 semestre
Créditos totais: 16 ECTS
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Engenharia Civil | EC | 8 | 0 |
Engenharia Mecânica / Economia e Gestão | EM / EG | 0 | 3 |
Geotecnia | G | 5 | 0 |
TOTAL | 13 | 3 |
Condições de acesso
A disponibilizar brevemente
Regras de avaliação
https://sites.fct.unl.pt/depg-reabilitacao-infraestruturas-ferroviarias/pages/home
Estrutura
2.º Semestre | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
12379 | Comportamento Dinâmico e de Longo-Prazo da Via-Férrea | 2.0 |
12385 | Geossintéticos em Reabilitação da Via-Férrea | 1.5 |
12428 | Inspeção da Via-Férrea | 3.5 |
12429 | Modelos de Cálculo do Desempenho Dinâmico da Via-Férrea | 2.5 |
12430 | Técnicas de Reabilitação da Via-Férrea | 3.5 |
2.º Semestre - Opção A | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
12431 | Aquisição e Processamento de Sinal | 1.5 |
12382 | Metodologia BIM e Bases de Dados Técnicas | 1.5 |
12826 | Processamento de Sinal para Análise de Condição | 1.5 | O aluno deverá obter 1.5 créditos nesta opção. |
2.º Semestre - Opção B | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
12386 | Métodos de Apoio à Decisão | 1.5 |
12383 | Simulação Numérica de Acidentes Ferroviários para Análise da Segurança Passiva | 1.5 |