Simulação Numérica de Acidentes Ferroviários para Análise da Segurança Passiva

Objetivos

• Conceitos fundamentais sobre simulação numérica aplicada ao estudo da segurança passiva dos passageiros.
• Potencialidades e limitações da utilização de códigos comerciais, fomentando a sua utilização racional e adequada no que concerne à representação dos sistemas reais e os seus componentes.

Caracterização geral

Código

12383

Créditos

1.5

Professor responsável

Marta Isabel Pimenta Verdete da Silva Carvalho, Zuzana Dimitrovova

Horas

Semanais - 2

Totais - 18

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não aplicável

Bibliografia

• European Commission, European Standard EN 15227 –Railway Applications, Vol. 2000, EC document, Brussels, 2007.
• RSSB, Railway Group Standard GM/RT2100, Issue Five, 2012.
• J.O. Hallquist, LS-DYNA Theory Manual, LSTC, Livermore, CA, 2006.
• N. Yoganandan, A.M. Nahum and J.W. Melvin, Accidental Injury: Biomechanics and Prevention, Science+Business Media, Springer, New York, 2015.
• P. Nikravesh, Computer Aided Analysis of Mechanical Systems, Prentice – Hall Publishers, Englewod Cliffs, New Jersey, 1988.

Método de ensino

A metodologia de ensino tem como base a aprendizagem teórico-prática através da execução de tutoriais específicos criados em LS-Dyna para cada conteúdo do programa.  

Método de avaliação

1 Trabalho prático, sendo o enunciado combinado entre formando (ou grupo) e a docente.

Conteúdo

• Apresentação e definição de conceitos e dos objetivos utilizando o LS-Dyna; Configurações típicas de interiores de comboios.
• Workshop: iniciação ao LS-PrePost (2 aulas de exemplos básicos em que se faz o pré e o pós-processamento dos modelos em LS-Dyna).
• Biomecânica do impacto (2 aulas): mecanismos de lesão, critérios de lesão, normas e regulamentação. Dispositivos de teste antropomórfico; Aplicações em LS-DYNA.
• Normas e Aplicações.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: