Simulação Numérica de Acidentes Ferroviários para Análise da Segurança Passiva
Objetivos
• Conceitos fundamentais sobre simulação numérica aplicada ao estudo da segurança passiva dos passageiros.
• Potencialidades e limitações da utilização de códigos comerciais, fomentando a sua utilização racional e adequada no que concerne à representação dos sistemas reais e os seus componentes.
Caracterização geral
Código
12383
Créditos
1.5
Professor responsável
Marta Isabel Pimenta Verdete da Silva Carvalho, Zuzana Dimitrovova
Horas
Semanais - 2
Totais - 18
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
não aplicável
Bibliografia
• European Commission, European Standard EN 15227 –Railway Applications, Vol. 2000, EC document, Brussels, 2007.
• RSSB, Railway Group Standard GM/RT2100, Issue Five, 2012.
• J.O. Hallquist, LS-DYNA Theory Manual, LSTC, Livermore, CA, 2006.
• N. Yoganandan, A.M. Nahum and J.W. Melvin, Accidental Injury: Biomechanics and Prevention, Science+Business Media, Springer, New York, 2015.
• P. Nikravesh, Computer Aided Analysis of Mechanical Systems, Prentice – Hall Publishers, Englewod Cliffs, New Jersey, 1988.
Método de ensino
A metodologia de ensino tem como base a aprendizagem teórico-prática através da execução de tutoriais específicos criados em LS-Dyna para cada conteúdo do programa.
Método de avaliação
1 Trabalho prático, sendo o enunciado combinado entre formando (ou grupo) e a docente.
Conteúdo
• Apresentação e definição de conceitos e dos objetivos utilizando o LS-Dyna; Configurações típicas de interiores de comboios.
• Workshop: iniciação ao LS-PrePost (2 aulas de exemplos básicos em que se faz o pré e o pós-processamento dos modelos em LS-Dyna).
• Biomecânica do impacto (2 aulas): mecanismos de lesão, critérios de lesão, normas e regulamentação. Dispositivos de teste antropomórfico; Aplicações em LS-DYNA.
• Normas e Aplicações.