Tecnologia de Fachadas

Objetivos educativos

É objetivo do curso formar especialistas com conhecimentos interdisciplinares habilitados a liderar e desenvolver atividades de análise, projeto, gestão e inovação no domínio das fachadas dos edifícios, nos seus aspetos técnicos, ambientais e sócio-económicos.

O curso, vocacionado para aprendizagem ao longo da vida, pretende desenvolver/aprofundar competências transversais interdisciplinares em diferentes tópicos, como sejam, o desempenho (higrotérmico, acústico, lumínico e estrutural), a qualidade e a sustentabilidade, tecnologias e inovação e integração de renováveis nas fachadas, em parceria com laboratórios de estado (Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Laboratório Nacional de Energia e Geologia), associações profissionais (Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes) e redes internacionais (European Facade Network).

O plano curricular combina de forma equilibrada conteúdos de áreas científicas de Engenharias Civil e Eletrotécnica, e Arquitetura, organizados em unidades curriculares ao longo de dois semestres. O primeiro semestre será constituído por um conjunto de unidades curriculares que totalizam 30 créditos, e o segundo será dedicado ao desenvolvimento de um “Trabalho de Projeto” ou “Estágio de Natureza Profissional” (30 créditos), ambos desenvolvidos com o direto envolvimento de potenciais empregadores.

Esta formação, dirigida a detentores de um grau nas áreas de engenharia ou afins com experiência profissional, numa lógica de formação ao longo da vida e continuidade, que integra disciplinas de especialização oferecidas em parcerias com laboratórios de estado e associações profissionais, não se sobrepõe às outras ofertas educativas existente no panorama nacional, sendo a primeira deste género.

Saídas profissionais

Finda o Mestrado, os alunos estarão habilitados a responder aos requisitos da indústria e do mercado ao nível de conhecimentos tecnológicos e da das fachadas nos seus múltiplos aspetos.
Exemplos: projeto e consultoria (desempenho estrutural, higrotérmico, acústico, lumínico, fogo, ventilação, sustentabilidade e integração de renováveis, inspeção, manutenção e reabilitação), atividades técnico-comerciais e de marketing, manutenção e gestão de fachadas.

Caracterização geral

Código DGES

1041

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

Daniel Aelenei

Data de abertura

A disponibilizar brevemente

Número máximo de admissões

25

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horários

Pós-laboral

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 1 ano

Créditos totais: 60 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Arquitetura Arq 1,5 0
Engenharia Civil EC 51 0

Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

EEC 6 0
Engenharia Industrial EI 3 0
TOTAL 60 0

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)

Estrutura