Estatística Aplicada à Biologia
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se explorar alguns dos principais métodos de modelação estatística abrangendo teoria, aplicações e software. Os métodos abordados permitirão analisar dados de diversos tipos (e.g., contínuos, contagens, binários) e/ou indexados no tempo e/ou no espaço, com observações dependentes, indo assim além dos métodos tradicionais de análise clássica. Apresentam-se ainda introdutoriamente algumas técnicas de Estatística Multivariada. Pretende-se que no final desta unidade curricular o estudante tenha adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam (1) usar os modelos lineares generalizados como ferramenta básica de modelação estatística, (2) reconhecer a abordagem estatística mais adequada atendendo ao tipo e comportamento distribucional da variável resposta, (3) incorporar nos modelos casos de não-independência e (4) considerar análises multivariadas. Espera-se ainda que os alunos aprendam a usar o software R.
Caracterização geral
Código
12493
Créditos
6.0
Professor responsável
Regina Maria Baltazar Bispo
Horas
Semanais - 5
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
Crawley, M. (2012). The R Book. John Wiley & Sons.
Faraway, J. J. (2006) Extending the Linear Model with R. Chapman & Hall / CRC
Johnson, R. and Wichern, D. W. (2007), Applied Multivariate Statistical Analysis, 6th Edition,Prentice Hall, New Jersey
Turkman MAA, Silva GL (2000). Modelos Lineares Generalizados - da teoria à prática. Edições SPE.
Método de ensino
As aulas serão teórico-práticas (com recurso a laboratórios de informática). Os alunos serão confrontados com problemas práticos, analisando dados usando o software estatístico R.
Método de avaliação
Avaliação contínua:
- 1º mini-teste (MT1)- Teste, a realizar presencialmente, com uma ponderação de 25%. O teste terá a duração de 2h. O teste é classificado numa escala de 0 a 20 valores (sem classificação mínima).
- 2º mini-teste (MT2)- Teste com consulta, a realizar presencialmente, com uma ponderação de 25%. O teste terá a duração de 2h. O teste é classificado numa escala de 0 a 20 valores (sem classificação mínima).
- Trabalho (T)- Trabalho individual de análise de dados. O trabalho terá uma ponderação de 50%. O trabalho é classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Recurso(Melhoria)/Especial: Prova escrita presencial a realizar numa única data, dentro da época prevista no calendário letivo, com ponderação de 100%. O exame terá a duração de 3h. O exame é classificado numa escala de 0 a 20 valores.
Conteúdo
1. Conceitos básicos de Estatística. Tópicos de Amostragem. Conceitos básicos em amostragem e delineamento de experiências. Análise exploratória de dados. Inferência Estatística. Estimação de parâmetros e testes de hipóteses.
2. Modelos lineares (LM – Linear Models) e lineares generalizados (GLM – General Linear Models)
2.1. Modelos contínuos (regressão linear clássica, ANOVA, ANCOVA, regressão gama e modelos de sobrevivência)
2.2 Modelos discretos (regressão logística, regressão Poisson e regressão binomial negativa).
2.3 Modelos mistos (GLMM – General Linear Mixed Models). Efeitos fixos vs. aleatórios (observações não-independentes ou agrupadas).
3. Introdução às técnicas de Estatística Multivariada
3.1 MANOVA
3.2 Análise de componentes principais
3.3 Análise de clusters
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: