Métodos Computacionais em Multi-Ómicas
Objetivos
1. Compreender abordagens atuais de análise de dados de sequenciação em larga escala para estudo do genoma, transcritoma e de fatores de regulação de expressão genética. 2. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos na utilização de metodologias computacionais para analisar e integrar dados de Multi-Ómicas. 3. Conhecer as potencialidades da integração de dados de Multi-Ómicas na área das ciências da vida e da saúde |
Caracterização geral
Código
12496
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Rita Fialho Grosso, Paula Maria Theriaga Mendes Bernardo Gonçalves
Horas
Semanais - 4
Totais - 91
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Rodriguez-Ezpeleta et al (2012) Bioinformatics for High Throughput Sequencing, Springer Cham |
Método de ensino
As aulas teóricas consistirão na apresentação de todos os conceitos essenciais de cada conteúdo programático. Nas sessões práticas são discutidos e resolvidos exercícios de aplicação dos conceitos abordados anteriormente em sessões “hands-on” com computador. Privilegiam-se as sessões de discussão durante as aulas práticas, sendo a participação activa dos alunos monitorizada e avaliada. |
Método de avaliação
A frequência das aulas é fortemente encorajada e obrigatória no caso das aulas práticas. A avaliação consiste na realização de um teste e dois trabalhos de grupo, contribuindo respetivamente para 40% (teste) e 30%+30% (cada trabalho) da nota final. É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação O teste é realizado individualmente, sem consulta. Os trabalhos de grupo consistirão na análise de conjuntos de dados, interpretação e integração dos resultados
Conteúdo
5. Identificação de motivos de sequências em dados de ChIP-seq. 6. Análise de dados de Sequenciação do Transcriptoma (RNA-seq). 7. Caracterização de perfis de transcriptoma. 8. Identificação de alterações de transcritoma significativas. 9. Integração de dados de Multi-Ómicas. 10. Análise e Anotação Funcional. |
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: