Metodologias de Investigação

Objetivos

- Saber fundamentar as opções teóricas e metodológicas inerentes à investigação científica;

- Desenvolver capacidade analítica, argumentativa e formulação de hipóteses e metodologias de investigação;

- Conhecer e operacionalizar as ferramentas conceptuais, teóricas e metodológicas inerentes à investigação empírica nos domínios a seleccionar por cada estudante.

Caracterização geral

Código

10067

Créditos

6.0

Professor responsável

João José de Carvalho Correia de Freitas, João Miguel Dias Joanaz de Melo

Horas

Semanais - 4

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Experiência de investigação ao nível de mestrado.

Bibliografia

Neves, B.B (2013) “Latent Class Models in Action: bridging social capital and Internet usage”, Social Sciences Research, Elsevier

BERG, Bruce L. (2001), Qualitative Reseaech Methods for the Social Sciences, 4th ed, London: Allyn and Bacon

CARMO, Hermano; FERREIRA, Manuela Malheiro (1998), Metodologia da Investigação: Guia para a Auto-Aprendizagem, Lisboa: Universidade Aberta.

FEYERABEND, Paul (1996), Against Method: Outline of an Anarchistic Theory of Knowledge, 3rd ed., Brooklyn: Verso

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUD, Luc Van (2008), Manual de Investigação em Ciências Sociais, 5a ed., Lisboa: Gradiva

KUHN, Thomas (1996), The Structure of Scientific Revolutions, 3rd ed., Chicago: University of Chicago Press (capítulo 9)

PIAGET, Jean (1981, 1a edição 1972), Lógica e Conhecimento Científico, Porto: Livraria Civilização

RUSSEL, Bertrand (1926), Theory of Knowledge for the Encyclopaedia Britannica

Método de ensino

É usada uma combinação de diversos métodos de ensino: exposição de matéria, debates, trabalho prático em aula e realização e discussão de trabalhos que integram a matéria dada.

A língua de ensino poderá ser o português ou o ingês conforme a composição da turma.

Método de avaliação

Avaliação: apresentações nas aulas (25%), trabalho final (75%).

Conteúdo

1. Pressupostos da investigação científica;

2. A metodologia e as técnicas de investigação;

3. Métodos de investigação qualitativos;

4. Técnicas qualitativas: introdução ao estudo de caso e a análise de conteúdo;

5. Métodos de investigação quantitativos;

6. Técnicas quantitativas: o SPSS e outras técnicas quantitativas;

7. Técnicas de programação e protótipo;

8. Bases para a elaboração de uma proposta de tese.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: