Sociologia das Novas Tecnologias de Informação (A)
Objetivos
Conhecer os princípios básicos da relação Tecnologia e Sociedade.
Capacidade de análise sobre a sociedade de informação e do conhecimento.
Informação sobre as abordagens de tecnologias e sistemas produtivos, sobre as condições de trabalho e o desenho do posto de trabalho em ambientes automatizados para os permitir avaliar.
Conhecer as questões em torno da negociação dos conflitos e concertação, do surgimento de novos perfis profissionais na sociedade de informação, e do conceito de Indústria 4.0.
Caracterização geral
Código
7991
Créditos
6.0
Professor responsável
António Paulo Brandão Moniz de Jesus
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 53
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bechmann, Krings & Rader (2003): Across the Divide, Berlin, Sigma
Castells, M. (1996): The Rise of the Network Society, Blackwell
Cerdeira, M. C. (2004), Dinâmicas de Transformações das Relações Laborais em Portugal, Lisboa, DGERT
Fiolhais, R. (1998): Sobre as implicações jurídico-laborais do teletrabalho subordinado em Portugal, IEFP
Kovács, I., org (2005): Flexibilidade de emprego: Riscos e oportunidades, Celta
Machado, C.; Davim, J.P. (2014) Human Resource Management and Technological Challenges, Springer
Moniz, A. B. (2018), Robótica e Trabalho, Lisboa, Glaciar
Nentwich, M.; König, R. (2012), Cyberscience 2.0, Campus
OECD: Understanding the Digital Divide, Paris, OECD, 2001
Reich R. (2000), The future of success. Work and life in the New Economy, Vintage, London
Turkle, S. (2011), Alone Together, New York, Basic Books
Vincent J. et al. (2015) Social Robots from a Human Perspective, Springer
Método de ensino
Existirão ao longo de semestre alguns seminários temáticos de assistência obrigatória. Estes seminários poderão ser orientados por especialistas exteriores à FCT-UNL ou mesmo estrangeiros.
Em algumas aulas serão apresentados filmes ou casos para discussão.
Quando fôr necessário, as aulas poderão ser em inglês
Em todas as aulas haverá recurso a internet para acesso a sítios de informação relevante para a disciplina e para simulação de trabalho individual e em equipa (bases de dados, acesso a bibliografia on line)
Método de avaliação
De acordo com os regulamentos de avaliação de conhecimentos da FCT-UNL, na disciplina Sociologia das Novas Tecnologias de Informação A (3º ciclo) as regras para a avaliação de conhecimentos são as seguintes:
1. Existirão duas formas de avaliação de conhecimentos:
a) avaliação contínua, ao longo do ano lectivo
b) exame final.
2. Apenas serão admitidos na avaliação ao longo do ano lectivo os alunos que optam por este tipo de avaliação até 15 dias após o início das aulas e que frequentem regularmente as aulas.
3. A avaliação contínua implica a realização de um Relatório elaborado sobre um tema escolhido do programa
4. O relatório escrito poderá ser realizado da seguinte forma:
- um estudo de carácter teórico-prático que será elaborado sobre um tema escolhido na 2ª e/ou 3ª semana do semestre, sob a orientação do docente.
- Um artigo de investigação baseado em revisão de literatura e recolha de dados
- A dimensão deverá ser cerca de 25 a 30 páginas dactilografadas (de 30 linhas por página).
A discussão do relatório constitui igualmente um elemento de avaliação.
6. A ponderação das provas será a seguinte:
- Participação nas aulas e reuniões de acompanhamento: 20 %;
- Relatórios: 80 %.
7. Avaliação por exame final
O exame final consiste em provas escritas e orais. Serão aprovados na prova escrita os alunos que tiveram uma classificação 10 ou superior. Podem prestar provas orais os alunos que obtiveram uma classificação igual ou superior a 7 na prova escrita. Serão dispensados os alunos com classificação igual ou superior a 10 na prova escrita.
Conteúdo
1. Tecnologia e Sociedade
1.1. A relação da tecnologia-sociedade
1.2. Mudança tecnológica e mudança sócio-cultural
2. Da sociedade industrial à sociedade de informação
2.1. Características da sociedade industrial
2.2. A emergência da sociedade de informação e do conhecimento
3. Novas tecnologias, trabalho e organização
3.1. A abordagem tecnicista e a abordagem sócio-técnica
3.2. Características e potencialidades das novas tecnologias de informação
3.3. Novas tecnologias e sistemas produtivos: a "Indústria 4.0"
4. Novas tecnologias e condições de trabalho
4.1. A avaliação de riscos tecnológicos
4.2. Mudança de condições de trabalho e inovação tecnológica
4.3. Organização e desenho do posto de trabalho em ambientes automatizados
5. Introdução de novas tecnologias e relações profissionais
5.1. Teorias acerca da relação novas tecnologias e relações profissionais
5.2. Conflitos, negociação, e opções de tecnologia
5.3. Novos perfis profissionais e necessidades de formação