Eletrotécnica Geral

Objectivos

Pretende-se que o aluno, cultivando o rigor científico, adquira conhecimento dos fundamentos físicos e matemáticos da electrotecnia aplicada, nomeadamente, da produção, distribuição e uso da energia eléctrica, bem como da constituição das principais máquinas eléctricas industriais.

Por outro lado, os alunos deverão adquirir competências na modelização, análise e cálculo de circuitos e redes de energia simples, nomeadamente de circuitos trifásicos equilibrados. Também deverão vir a ser capazes de efectuar escolhas fundamentadas de equipamentos eléctricos.

Pretende-se também desenvolver a comunicação oral e o trabalho em equipa dos alunos através da adoção de procedimentos adequados durante as aulas teóricas e práticas.

 


Caracterização geral

Código

12513

Créditos

3.0

Professor responsável

Anabela Monteiro Gonçalves Pronto, Nuno Manuel Gonçalves Vilhena

Horas

Semanais - 3

Totais - 46

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimento adequados ao ciclo de estudos em:

  • Fundamentos de electromagnetismo (carga, corrente e tensão eléctricas).
  • Números complexos.
  • Cálculo diferencial e integral.

Bibliografia

  • Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos 6ª Edição, LIDEL, 2010.
  • John Bird, Electrical Circuit Theory and Technology 2nd Ed, Newnes, 2003.
  • Folhas teóricas disponibilizadas ao longo do semestre.

Método de ensino

Os diferentes conceitos, técnicas e teorias são explicadas pelo professor com o auxílio de diapositivos e com demonstrações práticas com diferentes equipamentos.

Os alunos resolvem problemas disponibilizados nos diapositivos, de forma semiautónoma.

Método de avaliação

REGRAS DE AVALIAÇÃO

ELETROTÉCNICA GERAL (EG) 2021/2022

AVALIAÇÃO CONTINUA, EXAME E CLASSIFICAÇÃO FINAL

A avaliação na disciplina poderá ser feita por:

a)       Realização de dois Minitestes (MT1 e MT2) e um Trabalho Prático (TP)

MT = 0,35*MT1 + 0,65*MT2 ≥ 9,5 valores

TP ≥ 9,5 valores

Sendo MT a classificação final da componente teórica, TP a classificação do trabalho prático e CF a classificação final obtida pela expressão:

CF = 0,80*MT + 0,20*TP ≥ 9,5 valores

b)      Realização de Exame Final (Ex) e de Trabalho Prático (TP)

Nota Exame (Ex) ≥ 9,5 valores

Sendo CF a classificação final obtida pela expressão:

CF = 0,80*Ex + 0,20*TP ≥ 9,5 valores

APROVAÇÃO À UNIDADE CURRICULAR

O estudante aprovará à disciplina se e só se a sua nota final for igual ou superior a 9,5 valores (escala 0 a 20), sendo que ambas as componentes (MT) e (TP) também têm que ter classificação ≥ 9,5 valores.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Se necessário, o docente da UC poderá recorrer a uma prova oral para avaliação (ou reavaliação) de qualquer uma das componentes da disciplina.

Os alunos com a componente prática concluída em 2020/2021 estarão dispensados este ano letivo de a realizar de novo, caso assim o pretendam. Terão de informar o docente se querem manter a nota prática anterior ou realizar de novo a componente prática.

O presente regulamento foi elaborado de acordo com as normas estabelecidas no regulamento de avaliação da FCT NOVA disponível aqui.

Conteúdo

PROGRAMA UNIDADE CURRICULAR

ELETROTÉCNICA GERAL (EG) 2021/2022

I.  Análise de circuitos em corrente contínua (CC)

  1. Noção de corrente elétrica, potência e energia; noção de resistência elétrica (revisões)
  2. Leis de Kirchoff do circuito elétrico: método das malhas e análise matricial de redes

II.  Análise de circuitos em regime alternado sinusoidal (CA)

  1. Bobinas e condensadores
  2. Valor médio e eficaz de uma grandeza variável no tempo;
  3. Definição de grandeza alternada sinusoidal;
  4. Representação complexa de uma grandeza alternada sinusoidal: noção de amplitude complexa e de fasor
  5. Circuitos RL, RC e RLC em regime permanente; Noção de impedância
  6. Definição de potência instantânea; definição de potência ativa, reativa e aparente
  7. Compensação do fator de potência de uma instalação elétrica monofásica

III.   Análise de circuitos trifásicos

  1. Definição de sistema trifásico de tensões
  2. Ligação em estrela (com e sem fio neutro) e em triângulo
  3. Cargas equilibradas e desequilibradas
  4. Potências trifásicas

IV.  Transformadores

  1. Princípio de funcionamento
  2. Equações gerais instantâneas e equações vetoriais do transformador
  3. Modelo elétrico equivalente do transformador ideal e real
  4. Aplicações

V.   Máquina assíncrona (ou, de Indução)

  1. Constituição e princípio de funcionamento como gerador e como motor
  2. Motor de indução: noção de velocidade mecânica, binário, potência e rendimento
  3. Modelo elétrico equivalente do motor de indução
  4. Métodos de controlo de velocidade no motor de indução
  5. Aplicações

VI.  Eficiência energética e auditoria

  1. Definição de eficiência energética
  2. Enquadramento legal 
  3. Auditoria energética

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: