Projeto de Desenvolvimento de Produto
Objetivos
Esta UC promove o trabalho em equipa, envolve professores de diferentes áreas, é avaliado por desempenho em competição e com avaliação interpares nas equipas. Juntamente com o estágio em empresa realizado anteriormente, constituirá certamente uma mais-valia no desenvolvimento de atitudes, úteis tanto para o prosseguimento dos estudos como para um trabalho profissional.
Conduzir os alunos a partir de uma ideia definir a pertinência da mesma e a ter a capacidade de desenvolver um trabalho que conduza à concretização que permita a avaliação funcional da mesma.
Caracterização geral
Código
12553
Créditos
3.0
Professor responsável
António José Freire Mourão
Horas
Semanais - 3
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Todas as UCs anteriores são recomendáveis.
Bibliografia
Karl T. Ulrich, Steven D. Eppinger, “Product Design and Development”, McGraw-Hill, 2012, ISBN 978-0-07-340477-6.
Christopher A. Mattson, Carl D. Sorensen, “Product Development: Principles and Tools for Creating Desirable and Transferable Designs”. Springer Nature, 2019, ISBN 3030148998.
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
- Os alunos são constituídos em grupos de 4;
- A avaliação é feita por análise do desempenho da solução física desenvolvida, usando critérios definidos no início do semestre.
- Estes desempenhos são analisados em competição entre equipas.
- O melhor projecto é definido pelos professores (com peso de 75%) e pelos alunos (com peso de 25%), e será atribuída uma classificação de valor absoluto (pelos professores);os restantes projectos são classificados em relação ao melhor.
- Cada grupo indicará se todos os elementos têm a mesma classificação ou se há penalizações individuais e quais.
Conteúdo
- Processo de desenvolvimento
- Identificação da oportunidade
- Planeamento de produto
- Identificação das necessidades do cliente
- Especificações do produto
- Geração de conceitos
- Seleção de conceito
- Teste de conceito
- Projecto para X
- Prototipagem