Química Orgânica Geral

Objetivos

Aquisição de conhecimetos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro Engenheiro Químico. 

Os Estudantes que concluírem com êxito este curso serão capazes de:

1 - Definir e empregar o vocabulário da química orgânica.

2 - Desenhar estruturas corretas de moléculas orgânicas.

3 - Escrever razoavelmente transformações e mecanismos ​​para alcanos, alcenos, alcinos, haletos de alquilo, álcoois, compostos aromáticos e compostos carbonilicos.

4 - Empregar conceitos de estereoquímica ao analisar mecanismos e transformações.

Caracterização geral

Código

3690

Créditos

6.0

Professor responsável

Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de inglês.

Conhecimentos básicos de química ao nível do ensino secundário.

Bibliografia

Livro recomendado:

  • Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
  • Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry


Bibliografia complementar:

  • Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
  • Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999

  Aulas P e TP:

  •  "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral A ", 2022
  •  Gaspar, E  "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)  

Método de ensino

Aulas téoricas (online via zoom) com  suporte ilustrativo (ficheiros power-point) e com exemplos e aplicações.

Aulas teórico-práticas (online via zoom) de resolução de problemas e exercícios, acompanhando de perto a evolução dos conceitos desenvolvidos nas aulas teóricas.

Aulas (práticas) de laboratório com execução de 3 trabalhos experimentais em 4 sessões práticas, num total de 5 ou 6 sessões laboratoriais.  

Método de avaliação

A classificação final de cada aluno em QOG decorrerá de:

  • 75% da classificação na componente teórica da disciplina 
  • 25% da classificação na componente prática da disciplina. 
  • A classificação final de cada uma das componentes (teórica e prática) não pode ser inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).

 

Avaliação da componente teórica da UC:

  • A classificação teórica da avaliação contínua decorrerá da média ponderada obtida em 2 testes: Teste 1 (T1) – 30% e Teste 2 (T2) – 70%. A classificação mínima do 2º teste teórico (T2) é 8,0 valores.

Ou seja, a classificação teórica (avaliação contínua) é:

Tfinal = 0,3xT1 + 0,7xT2 ≥ 9,5 valores

      

Em caso de não cumprimento dos requisitos da avaliação contínua, a classificação teórica será dada pela classificação do aluno em exame, a qual não pode ser inferior a 9,5 valores.

 

                                        Tfinal = Exame ≥ 9,5 valores

 

Critérios e Avaliação da componente prática da UC:

Os alunos trabalharão em grupo, sendo obrigados a individualmente fazer todos os trabalhos práticos constantes do Planigrama.

Critérios obrigatórios:

1- É obrigatório cada aluno ter caderno de laboratório.

Nota 1: sem caderno de laboratório o aluno está impedido de frequentar as aulas práticas.

2 – É obrigatório efectuar todos os trabalhos laboratoriais propostos.

Nota 2: a não presença em 5 sessões de laboratório tem como consequência a NÃO FREQUÊNCIA a QOG.

 

  • A classificação prática inclui:

- Preparação dos trabalhos - 30%

- Média de 2 minitestes práticos – 70%


Os alunos que já tenham frequência à UC, estão dispensados da componente laboratorial. Na avaliação será utilizada a nota da componente prática obtida anteriormente.

Conteúdo

1.         Introdução. Conceitos fundamentais

1.1.      Origens da Química Orgânica. Compostos orgânicos e sua importância.

1.2.      Estrutura dos compostos orgânicos.

            Estrutura electrónica e molecular. Ligação covalente e hibridação.

Representações de Lewis e de Kekulé.

            Deslocalização electrónica. Ressonância. Aromaticidade

1.3.      Grupos funcionais.

            Principais classes de compostos orgânicos. Nomenclatura. Regras IUPAC.

1.4.      Propriedades físicas de compostos orgânicos .

2.         Reactividade em Química Orgânica

2.1.      Noções básicas de termodinâmica e cinética química.

Equilíbrio e velocidade reaccional. Perfil e mecanismos reaccionais. Tipos de mecanismos de reacções orgânicas.

2.2.      Acidez e basicidade de compostos orgânicos.

3.         Compostos saturados de carbono e hidrogénio

3.1.      Alcanos e cicloalcanos

            Estrutura e propriedades. Isomeria estrutural. Análise conformacional.

4.         Estereoquímica

4.1.      Isomeria estrutural e estereoisomeria.

4.2.      Quiralidade. Enanteomeria e diastereomeria. Simetria molecular. Especificação de configuração.

4.3.      Actividade óptica. Racemização. Resolução de misturas racémicas.

5.         Reacções de substituição nucleofílica e de eliminação

5.1.      Substituição nucleofílica alifática.

            Nucleofilia e basicidade.

            Mecanismos, cinética e estereoquímica.

5.2.      Reacções de eliminação.

            Mecanismos, orientação e reactividade.

5.3.      Competição substituição / eliminação.

6.         Compostos insaturados de carbono e hidrogénio

6.1.      Alcenos e alcinos

            Estrutura, nomenclatura e propriedades.

6.2.      Compostos aromáticos.

 

7. Compostos de Carbonilo

Aldeídos e cetonas.

  

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: