Biologia Celular B
Objetivos
O objectivo fundamental desta UC é a aquisição de conhecimentos no que diz respeito à estrutura da célula eucariota, e à função dos principais organelos, bem como à forma de comunicação célula-meio extracelular e célula-célula.
Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional da célula eucariota; ii) caracterizar do p.v. estrutural e funcional os principais organelos celulares; iii) expor os mecanismos envolvidos na comunicação célula-meio extracelular; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na comunicação célula-célula.
Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de temas leccionados nas aulas teóricas.
Caracterização geral
Código
10520
Créditos
3.0
Professor responsável
Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 27
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos
Bibliografia
Molecular Cell Biology
Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Amon A, Scott MP
7th Ed. WH Freeman & Company, NY, 2012
. Molecular Biology of the Cell
Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K, Walter P
5th Ed. Garland Science, NY, 2007
. The World of the Cell
Hardin J, Bertoni GP, Kleinsmith LJ, ,
8th Ed. Benjamin Cummings Publ. Co., 2010
. The Cell. A molecular Approach
Cooper GM, Hausman RE
5th Ed. Sinauer Associates Inc., 2009
. Principles of Cell Biology 3rd Edition
. Artigos científicos seleccionados
Disponibilizados pela docente na página MOODLE da disciplina
Método de ensino
Aulas teóricas expositivas, realizadas de forma síncrona na plataforma Zoom.
Aulas TP para realização de exercícios e problemas e realização de um trabalhos de grupo, realizadas alternadamente de forma presencial ou síncrona na plataforma Zoom.
Método de avaliação
A) Normas de Conduta de BCb 2021-2022
1. A disciplina vai funcionar em regime híbrido: aulas T a distância via plataforma Zoom, e aulas presenciais
2. As aulas T e TP serão todas síncronas
3. Durante as aulas a distância as docentes e todos os alunos deverão ter as câmaras ligadas. Se a câmara do computador não estiver a funcionar terão de arranjar forma de ultrapassar esse problema, utilizando outro dispositivo por exemplo.
4. Os alunos devem-se identificar pelo 1º nome e apelido.
5. As aulas síncronas não serão gravadas pelas docentes, nem gravações de som e/ou imagem serão disponibilizadas aos alunos.
6. Apenas será gravado o “chat” e disponibilizado aos alunos, caso tenha informação que possa ser relevante.
7. A gravação das aulas a distância pelos alunos, sem acordo prévio e explícito das docentes, está proibida e constitui crime. Caso aconteça serão aplicadas as disposições legais apropriadas.
8. Alunos que insistam em manter as câmaras desligadas ou com comportamentos considerados impróprios durante as aulas (orais ou escritos) serão expulsos da sala de aula e impedidos de entrar de novo e de fazer/entregar os trabalhos propostos nessa aula.
9. Os códigos de acesso às aulas serão disponibilizados no moodle no local destinado a cada aula, ou enviados por email via CLIP atempadamente.
10. Os alunos só poderão trocar de turno TP em casos excepcionais e devidamente justificados. A troca carece de autorização prévia das docentes.
11. A comunicação das docentes com os alunos e disponibilização dos materiais das aulas T e TP será feita via moodle.
12. As regras de avaliação e frequência da disciplina estão registadas no CLIP.
13. Estas normas poderão vir a sofrer actualizações ao longo do semestre.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Seguir as Normas de Conduta de BCb 2021-2022
A) Frequência na disciplina:
1. Para a obtenção da frequência à disciplina os alunos têm que submeter, de forma individual, no moodle elementos de trabalho a serem realizados durante as aulas TP . É obrigatória a presença e submissão de um número de elementos de trabalho correspondentes ao número de aulas leccionadas de BCb menos 1 (ex: 6 aulas leccionadas obrigam à entrega de 5 elementos de trabalho).
Em cada aula TP serão disponibilizadas fichas de exercícios ou outros elementos de trabalho sobre assuntos da Biologia Celular. Nestas aulas, os alunos poderão ser divididos em grupos pré-formados de 3-4 alunos/grupo. Durante o tempo de funcionamento das aulas TP os alunos devem realizar os elementos de trabalho de acordo com as instruções fornecidas em cada aula. No final da aula cada, aluno tem de fazer upload dum elemento indicado pela docente. Apenas os alunos presentes nas aulas TP poderão submeter o trabalho no moodle. Haverá um local próprio para upload dos documentos no moodle, todas as semanas.
2. Para controlo de assíduidade, a presença nas aulas TP é também registada pela docente e/ou aferida pelo registo na plataforma Zoom.
3. Atrasos superiores a 30 min impedem o aluno de ser admitido na aula TP, seja presencial ou a distância, e de fazer/entregar o elemento de trabalho correspondente a esse dia. Faltas injustificadas têm o mesmo efeito.
4. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.
5. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas teórico-práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com as docentes) para a obtenção da frequência à disciplina.
O aluno sem frequência à disciplina não pode fazer os testes, nem apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida nas componentes de avaliação teórica/teórico-prática, contínua e sumativa.
B) Avaliação na disciplina
B.1) Regras de Avaliação
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas de 2 componentes da avaliação:
i) Avaliação da componente teórica/teórico-prática (80% = 16 valores). Um teste escrito, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas . A aprovação exige a obtenção, no mínimo, de 8 val/16val (50%).
A data do teste é divulgada no inicio das aulas e marcada no CLIP, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos testes.
Em alternativa, os alunos podem ter aprovação na disciplina através da realização de um exame final (Época de Recurso) – marcado no CLIP. A aprovação exige a obtenção, no mínimo, de 8,0 val/16 val (50%) na nota global do exame de recurso.
ii) Avaliação contínua (teorico-prática) (20% = 4 valores).
A nota desta componente resulta elaboração de um trabalho de grupo durante o semestre sobre temas de BC. Otrabalho tem a clasificação final de 4 val.
Não há nota mínima nem obrigatoriedade de fazer este trabalho. As regras específicas do trabalho serão divulgada no início do semestre.
B.2) Condições para obter Aprovação
Ter frequência, ter classificação igual ou superior a 8,0/16 val na avaliação da componente teórica/teórico-prática (por testes ou exame de recurso); ter nota final resultante da soma das 2 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Exame de Recurso
Avaliação indivídual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas. Exame escrito com duração máxima de 2h. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à disciplina, ou a alunos que desejam fazer melhoria à componente de avaliação teórica/teórico-prática.
Conteúdo
Aulas teóricas – Biologia Celular
1. A célula eucariota
. A teoria celular
. Pricipais diferenças estruturais entre células eucariotas e células procariotas
. A célula eucariota como unidade fundamental dos tecidos e como unidade de fronteira dos vários organelos
. Os principais organelos da célula eucariota
2. Membrana Celular e Transporte Biológico
. Estrutura e composição das membranas celulares: Modelo do Mosaico Fluído
. Diferentes tipos de transporte activo e transporte passivo
. Canais iónicos e transportadores membranares
. Gradientes importantes em processos fisiológicos
. Integração e interdependência da actividade de transporte numa célula
. Distribuição dos transportadores e função celular
3. Caracterização de organelos das células eucariotas
3.1. Sistema endomembranoso:
. Localização subcelular, dimensão relativa, estrutura e função do retículo endoplasmático liso e rugoso e aparelho de Golgi
. O papel do retículo endoplasmático rugoso na síntese proteica
. Transporte e sorting de proteínas através do retículo endoplasmático e das diferentes cisternas do aparelho de Golgi
. Via clássica de secreção de proteínas
3.2. Lisossomas:
. Caracterização estrutural e funcional dos lisossomas
. Transporte através da rede trans Golgi e formação de lisossomas
. Maturação dos lisossomas
. Hidrolases ácidas lisossomais
. Lisossomas envolvidos em processos de nutrição e defesa celular: caracterização dos diferentes tipos de autofagia (macroautofagia, microautofagia e autofagia mediada por chaperones)
. A importância da autofagia em processos fisiológicos e patológicos
3.3. Peroxissomas:
. Caracterização estrutural e funcional dos peroxissomas
. Formação dos peroxissomas
. Importância dos peroxissomas nas vias metabólicas
. Alterações da actividade peroxissomal e relação com patologias
3.4. Mitocôndria:
. Caracterização estrutural e funcional da mitocôndria
. Genoma mitocondrial
. Regulação da população mitocondrial activa (fissão, fusão e mitofagia)
. Alterações patológicas relacionadas com perda da homeostasia mitocondrial
. O papel central da mitocôndria no metabolismo e na morte celular por apoptose.
4. Sinalização Intracelular e Mecanismos de Transdução de Sinal
. Comunicação por sinais extracelulares e tipos de sinais extracelulares.
. Principais vias de sinalização intracelular e transdução de sinal: Sinalização por receptores intracelulares (receptores de ligandos derivados do colesterol) e sinalização por receptores da superfície celular (receptores ligados à actividade de proteínas G).
. Métodos de identificação, caracterização e modulação de algumas vias de transdução de sinal através da apresentação de casos práticos.
5. Citosqueleto:
. Caracterização estrutural e functional do citosqueleto
. Microtúbulos, microfilamentos (filamentos de actina) e filamentos intermédios. Transporte intracelular dependente de proteínas motoras (cinesinas e dineínas)
. Participação dos elementos do citoesqueleto na homeostasia celular
Aulas teórico-práticas – Biologia Celular
Resolução de exercícios e problemas, e pesquisa de literatura científica actual, de forma indivídual ou em grupo, sobre a matéria da aula teórica anterior:
. Célula eucariota e membrana Celular
. Retículo endoplasmático e aparelho de Golgi
. Lisossomas e peroxissomas
. Mitocôndria
. Vias de sinalização celular
. Citoesqueleto