Informática para Ciências e Engenharias

Objetivos

Saber

Os componentes fundamentais de um computador.

As ferramentas de um ambiente de desenvolvimento de software.

As construções essenciais de uma linguagem de programação imperativa.

Algumas noções fundamentais de bases de dados relacionais.

Alguns conceitos básicos relacionados com a World Wide Web.

Saber Fazer

Decompor um problema em problemas mais simples.

Conceber um algoritmo para resolver um problema simples.

Escrever um programa, utilizando corretamente as construções básicas de uma linguagem de programação imperativa.

Testar um programa num determinado ambiente de programação.

Formular uma interrogação muito simples em SQL.

Aceder a recursos disponíveis na rede dentro de um programa.

Soft-Skills

Capacidade de concretização.

Capacidade de gestão do tempo e cumprimento dos prazos.

Caracterização geral

Código

10344

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Abílio Duarte de Medeiros, Vítor Manuel Alves Duarte

Horas

Semanais - 4

Totais - 52

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Esta disciplina não tem pré-requisitos.

Bibliografia

Web

  • Material na página da cadeira no CLIP (slides, guias, enunciados)
  • Sebenta do Prof. Ludwig Kripahl     (http://iceb.ssdi.di.fct.unl.pt/1920/files/ICEB_notes.pdf)

Livros aconselhados

  • Charles Severance. Python for Everybody: Exploring Data Using Python 3 (2016-Jul-05 version). PDF em https://www.py4e.com/book.php. Versão modificada da referência anterior contendo novos capítulos sobre Internet e bases de dados.  

Método de ensino

Há duas horas de aulas teóricas e três horas de aulas práticas por semana.

As aulas teóricas são orientadas para a resolução de problemas. Começa-se com o enunciado de um problema muito concreto, que motiva a apresentação de um tópico dos sistemas de computadores, de um tipo de dados ou de uma construção da linguagem de programação, e termina-se com o código IGNOREe completo de um programa que o resolve.

Nas aulas práticas, os alunos concebem, implementam e testam programas que resolvem problemas simples das áreas das Ciências e Engenharias.

Método de avaliação

Componentes da Avaliação

A avaliação é constituída por duas componentes: a componente laboratorial e a componente teórico-prática. Todas as notas de trabalhos e das componentes são arredondadas às décimas.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial é composta por um mini-trabalho (trab1) e um trabalho final (trab2). Os trabalhos são realizados em grupo (de dois alunos). Embora haja aulas práticas dedicadas aos trabalhos estes também devem ser realizados fora do período de aulas. A avaliação dos trabalhos inclui um teste para aferir o conhecimento que os alunos têm sobre o código entregue. A nota de cada elemento do grupo depende do trabalho entregue (realizado em grupo) e do desempenho (individual) nesse teste. Consequentemente, a nota dos dois elementos do grupo pode ser diferente.

A nota da componente laboratorial (CompL) é:

CompL = 0,4*trab1+0,6*trab2

Para obter frequência, é necessário que:

CompL >= 8

Componente Teórico-Prática

A componente teórico-prática é composta por dois testes ou por um exame (na Época de Recurso). Todas as provas são individuais, escritas e sem consulta.

A nota da componente teórico-prática (CompTP) é a média das notas dos testes (T1, T2 ) ou a nota do exame (Ex):

CompTP = (T1+T2)/2  ou   CompTP = Ex

Para obter aprovação, é necessário que:

CompTP >= 9

Nota Final

A nota final (F), tendo frequência, é:

  • F = CompTP,   se CompTP < 9 ;
  • F = 0.40 CompL + 0.60 CompTP

 

Classificações Obtidas em Anos Anteriore

São aceites as notas teórico-práticas e laboratorial dos anos letivos 2019-20 e 2020-21, se dentro do limite deste ano.

Caso obtenham notas também este ano, no cálculo da nota final, será usada a maior nota de cada componente.

Conteúdo

Introdução: Problemas, algoritmos, programas e computadores. Objetivos e componentes de um sistema computacional. Execução de programas. O interpretador.

Conceitos Fundamentais da Programação: Constantes, variáveis e expressões. Números e strings. Funções pré-definidas. Atribuição e sequência de instruções. Níveis de abstração na resolução de um problema. Funções. Ficheiros com código IGNOREe. Ciclo de vida de um programa. Tipos de erros. Testes unitários. Ciclos FOR. Vetores. Instrução IF. Operadores relacionais e lógicos. Matrizes. Gráficos. Ciclos WHILE. Sistema de ficheiros. Ficheiros em binário e em ASCII. Estruturas. Vetores de estruturas.

Redes e protocolos de comunicação. A WWW.

Introdução às bases de dados: modelo relacional, relações, algumas instruções básicas de SQL.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: