Solo e Poluição do Solo

Objetivos

No final desta UC o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem compreender o que é o solo e explicar a sua relevância como interface. O estudante conseguirá integrar a pedosfera no sistema terrestre, percebendo a sua complexidade e interação contínua com a atmosfera, geosfera, hidrosfera e biosfera, analisando e avaliando a interdisciplinaridade envolvida no seu estudo e os problemas ambientais globais que se lhe colocam. Terá ainda adquirido um conjunto de conhecimentos e competências na área da poluição do solo e sua remediação, através dum conjunto de matérias associadas à identificação e resolução de problemas associados à contaminação dos solos e sua reabilitação, no âmbito da engenharia do ambiente. Os estudantes desenvolverão ainda capacidades de transmissão e exposição de conhecimentos adquiridos.

Caracterização geral

Código

10368

Créditos

6.0

Professor responsável

Alexandra de Jesus Branco Ribeiro

Horas

Semanais - 5

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Blum, W.E.H. 2005. Functions of Soil for Society and the Environment. Reviews in Environmental Science and Bio/Technology, 4(3):75–79.

Brady, N.C.; Weil, R.R. 2008. The Nature and Properties of Soil. 14 ed. Pearson-Prentice Hall, 990 pp.

COM(2021) 699 final

EEA 2020. Land and soil. In: The European environment — state and outlook 2020: knowledge for transition to a sustainable Europe 2020. European Environment Agency, pp. 112-131.

FAO & ITPS 2015. Status of the World’s Soil Resources - Main Report. Rome, Italy, FAO

IUSS Working Group WRB. 2015. World Reference Base for Soil Resources 2014, update 2015. World Soil Resources Reports No. 106. FAO, Rome, 203 pp.

Rodríguez Eugenio, N.; McLaughlin, M.; Pennock, D. 2018. Soil Pollution: a hidden reality. FAO. Rome, Italy.

Método de ensino

A leccionação das aulas teórico-práticas é realizada em salas de aula, equipadas com data-show.

A leccionação das aulas práticas é realizada no laboratório de ensino (Lab. 231), equipado com data-show.

O material pedagógico para acompanhamento da matéria é disponibilizado na página da UC no Moodle, que também permite o acompanhamento dos alunos ao longo do semestre, nomeadamente no que respeita à realização do trabalho de grupo.

Método de avaliação

1 – AVALIAÇÃO

1.1 – Obtenção de frequência:  a) Nº de faltas inferior ou igual a 1/3 do nº total de aulas teórico-práticas e  práticas.

1.2 – Avaliação da matéria TP tem um peso de 70% na classificação final. 1.2.1 - Avaliação contínua - Realização de 2 testes ao longo do semestre. A nota final é obtida por média ponderada. 1.2.2 – Avaliação por exame final aplica-se a alunos que tenham obtido frequência à UC e que tenham reprovado na avaliação contínua. Aplica-se também às melhorias. 1.3 – Trabalho de grupo: O trabalho, com um máximo de 5 páginas, deve obedecer às normas de formatação disponibilizadas na página da UC, no Moodle. 1 - No prazo limite de entrega do trabalho, este será entregue como documento escrito e, simultaneamente, descarregado na página da UC no Moodle (no local criado para o efeito). 2 - Cada grupo fará uma exposição oral do seu trabalho, durantes as aulas (dia dado a conhecer atempadamente), através de uma apresentação que não pode exceder os 15 minutos. Nota: o acompanhamento da UC é feito através de uma página já criada na plataforma Moodle desta Faculdade, na qual todos os alunos deverão estar inscritos, de forma a acompanhar devidamente a UC.

Conteúdo

1 - Ideia geral da formação e constituição do solo. Perfil. Horizontes; 2 - Matéria mineral; 3 - Matéria orgânica; 4 - Algumas propriedades físicas do solo: textura, cor, estrutura, densidades real e aparente, porosidade; 5 - Adsorção e troca de iões; 6 - Dispersão e floculação dos coloides; 7 - Acidez e alcalinidade. Sua determinação. Capacidade tamponizante. Distribuição em Portugal. Importância; 8 - Água do solo; 9 - Classificação e caracterização dos solos de Portugal Continental; 10 - Funções e usos do solo; 11 - Estratégia de Proteção do Solo da UE para 2030. Formas de degradação. Modelo DPSIR; 12 - Erosão acelerada e desertificação. Conservação do solo; 13 - Actividade agrícola e contaminação do solo; 14 - Metais pesados e micropoluentes orgânicos. Comportamento no solo; ProSolos; 15 - Avaliação e recuperação de áreas contaminados. Técnicas de remediação. Casos de estudo e sua aplicação.

A importância do solo e da poluição do solo na engenharia do ambiente e nos ODS 2, 13 e 15.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: