Desenho Técnico, Cartografia e SIG

Objetivos

A disciplina de Desenho Técnico, Cartografia e SIG tem por objetivo fornecer e treinas os estudantes com ferramentas essenciais para a prática da engenharia. A componente de Desenho Técnico é essencial para as disciplinas de projeto em engenharia, enquanto as componentes em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são essenciais para projetos em que a informação espacial é determinante, como os estudos de impacto ambiental. 

Trata-se de uma disciplina eminentemente prática com recurso a ferramentas e software de CAD para suportar o Desenho Téncico e de ArcGIS para suportar a componente de SIG. 

Caracterização geral

Código

12611

Créditos

6.0

Professor responsável

Lia Maldonado Teles de Vasconcelos, Maria Júlia Fonseca de Seixas

Horas

Semanais - 4

Totais - 71

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não aplicável

Bibliografia

- Burrough, R. McDonnel and Christopher D. Lloyd, (2015) Principles of Geographic Information Systems, Oxford University Press. 3rd Edition
- George Omura e Brian C. Benton (2019) Mastering AutoCAD 2019 and AutoCAD LT. Sybex Press
- Paul A. Longley, Michael F. Goodchild, David J. Maguire, David W. Rhind (2010) Geographic Information, Systems and Science, Wiley. 3rd edition
- Luis Veiga da Cunha. Desenho Técnico. Fundação Calouste Gulbenkein
- Ricardo Costa (2018) Desenho Técnico para Arquitetura, Engenharia e Cosntrução, engebooks, Quântica Editora, Porto
- Robinson et al., (1995) Elements of Cartography, 6th Edition. New York: John Wiley & Sons

Método de ensino

Esta UC recorre a técnicas hands on visando tornar o estudante um agente ativo no processo de aprendizagem. Este é encorajado a resolver e explorar exercícios com grau de dificuldade crescente, questionando aspetos que vai precisando para os concretizar. Desta forma, vai assimilando a matéria de forma gradual e faseada, consolidando os conhecimentos adquiridos e criando competências no uso dos mesmos, tutorialmente apoiado pelos docentes.

Na componente de CAD e SIG, o estudante desenvolve trabalho prático em formato de projeto nas aulas TP, orientado pelos docentes.

Método de avaliação

A unidade curricular tem 4 peças de avaliação:

- 2 testes, um da componente de Desenho tecnico e Cartografia (25%) e outro da componente de SIG (25%)

- 2 trabalhos práticos, um da componente de Desenho tecnico e Cartografia (25%) e outro da componente de SIG (25%)

A nota Final é obtida pela ponderação de 50% da componente de Desenho tecnico e Cartografia e 50% da componente de SIG.

A UC tem frequência obtida pela nota mínima de 9,5 valores da componente dos trabalhos práticos E de um mínimo de 2/3 de presenças nas aulas.  

Conteúdo

1. Desenho técnico: Objetivos da Geometria Descritiva. Projeções ortogonais. Normas Portuguesas e Internacionais. Escalas e desenvolvimento de peças projetadas. Redução/ampliação e conversão de escalas. Vistas de peças. Edifícios: Planta, Alçado e Corte. Aplicações em CAD.

2. Cartografia. Classificação de cartas. Cartas temáticas. Escalas, detalhes planimétricos e altimétricos, formas naturais de relevo. Perfis, inclinações e declives. Fluxo e escorrência. Delimitação de bacias. Implantação de obras no terreno. Geodesia e Sistemas de coordenadas. Datum e Rede Geodésica: definição e sistemas existentes. Projeções. Sistemas de projeção.

3. Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (IG). Ciência de IG. Modelos de dados geográficos: raster, vetorial e modelos digitais de terreno. Álgebra de Mapas e aplicações à engenharia do ambiente. Métodos de interpolação. Geoestatística: análise de variogramas e kriging.Aplicações em ArcGIS. Novas soluções SIG: drones e baseadas na cloud.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: