Análise de Dados em Ambiente

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conteúdos teóricos e práticos relacionados com a recolha, análise e interpretação de dados, nomeadamente recorrendo à compreensão de noções de probabilidade e a técnicas estatísticas. Serão igualmente abrangidas metodologias diversas e inovadoras para melhor compreensão de dados ambientais.

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Ser capaz de analisar os dados recorrendo a técnicas estatísticas complexas;

- Compreender e conhecer técnicas de recolha e visualização de dados ambientais;

- Aplicar métodos inovadores de pesquisa e interpretação de dados incluindo o recurso a inteligência artificial, recorrendo também a aplicações que utilizam informação ambiental para fins múltiplos.

Caracterização geral

Código

12613

Créditos

6.0

Professor responsável

António da Nóbrega de Sousa da Câmara, Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns.

Bibliografia

- Berthouex, P. M. and L.C. Brown, 1994. Statistics for Environmental Engineers, Lewis Publishers, Boca Raton, 335 pp.

- Camara, A., 2002. Environmental Systems, Oxford University Press, New York.

- Gilbert, R.O., 1987. Statistical Methods for Environmental Pollution Monitoring, Van Nostrand Reinhold, New York.

- Hsieh, W.W., 2009. Machine Learning Methods in the Environmental Sciences: Neural Networks and Kernels, Cambridge University Press, Cambridge.

- Montgomery, D.C. and Runger, G. C., 2018. Applied Statistics and Probability for Engineers, 7th edition, John Wiley & Sons Inc., New York,

- Moore, D.S., G.P. McCabe and B. Craig, 2016. Introduction to the Practice of Statistics, 9th edition, W.H. Freeman and Company, New York,

Método de ensino

O método de ensino é suportado em aulas teórico-práticas. O método de ensino é orientado para: a) capacidade individual e/ou de grupo para produzir, desenvolver ou utilizar as técnicas estudadas; b) capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas estudados individualmente ou em grupo. As horas não presenciais são orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina é feita mediante um teste (25% de ponderação na nota final), dois trabalhos em gruposobre a componente de estatística ambiental (25% de ponderação na nota final) e um conjunto de pequenos trabalhos de grupo e projetos individuais abrangendo a restante matéria, onde os alunos, através de leituras guiadas e de software disponível na internet têm de resolver um problema na área do ambiente (50% de ponderação da nota final). É necessário que a média ponderada das diferentes componentes seja igual ou superior a 9,5 valores.

Conteúdo

Estatística ambiental

Probabilidades, Variáveis aleatórias e sua distribuição, Distribuições discretas e absolutamente contínuas importantes, Teorema do Limite Central, Estimação Pontual e Intervalar, Testes de Hipóteses, Amostragem, Regressão linear, Análise de variância; Análise em componentes principais e séries temporais

Métodos de processamento de dados

Tipologia de dados ambientais e de saúde; conjuntos de dados públicos e/ou gerados por consumidores; sistemas de visualização de dados uni, bi, tri e multidimensionais; sistemas de realidade aumentada e virtual; Métodos para a descoberta de conhecimento com base em conjuntos de dados; Métodos baseados em redes neuronais; Sistemas de software: data, logic and presentation layers. Outros métodos de análise de dados utilizando inteligência artificial: algoritmos genéticos; programação genética; Aplicações em ambiente: acesso a dados ambientais, localização de infraestruturas, modelação de ecossistemas, design ecológico, eventos e cidades.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: