Projeto Criativo I

Objetivos

Estimular paixões que ajudem a “organizar” as vossas vidas.

Estudar, investigar e desenvolver na “fronteira” da sustentabilidade e  inovação.

Encorajar a criação disruptiva.

Caracterização geral

Código

12645

Créditos

3.0

Professor responsável

António da Nóbrega de Sousa da Câmara, Theo Rangel Correia da Silva Fernandes

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

sem-requisitos.

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

- Geração e seleção de ideias preliminares para ancorar o ensino e a aprendizagem;
- Introdução à tipologia de problemas e soluções da sustentabilidade;
- Introdução ao pensamento sistêmico;
- Introdução aos principais modelos mentais seguidos em matemática, física, química, biologia e economia;
- Pilhas computacionais fundamentais (software e hardware);
- Dados de sustentabilidade, lógica e camadas de apresentação em infraestruturas de informação;
- Introdução à IA (como backend) e AR/VR (no front end) em plataformas que abordam problemas de sustentabilidade;
- Introdução às abordagens da biologia molecular aos problemas da sustentabilidade;
- Introdução às abordagens políticas aos problemas de sustentabilidade;
- Revisão de ideias geradas no início do curso;
- Apresentação de maquetes.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: