Engenharia Informática

Objetivos educativos

A Licenciatura em Engenharia Informática tem como objetivo formar Engenheiros Informáticos com uma formação de base sólida, coerente e abrangente, permitindo uma integração na atividade profissional compatível com o grau de qualificação E1 da Ordem dos Engenheiros. A formação obtida pode ser aprofundada, sendo o primeiro passo na formação de Engenheiros Informáticos de conceção habilitados a desenvolver atividades de projeto, liderança e inovação.

A estrutura curricular fornece uma formação sólida e abrangente em Informática, e nas disciplinas fundamentais para um Engenheiro. Esta formação é complementada com um conjunto de competências transversais nas áreas da comunicação e ciência, tecnologia e sociedade.

O curso oferece a oportunidade de realizar um projeto de engenharia ou de iniciação à investigação, que pode ser realizada em contexto empresarial, de laboratório de investigação ou outro.

Nos últimos vinte anos, o Departamento de Informática da FCT NOVA graduou cerca de dois mil licenciados e mestres em Engenharia Informática.

Saídas profissionais

Empregabilidade plena, com antigos alunos a ocupar posições de liderança em empresas nacionais e internacionais de referência, desenvolvendo carreiras com projeção internacional reconhecida e criando empresas inovadoras que operam no mercado global.Os nossos profissionais ingressam em empresas tecnológicas e start-ups, atuando quer em organizações e empresas Portuguesas como em empresas internacionais, em áreas tão diversas como a Inovação e Transformação Digital, a Saúde Pública e Medicina Personalizada, o Entretenimento e Sistemas de Comunicações, a Agricultura Digital, a Cibersegurança, a Segurança do Software, as Artes, a Banca e os Serviços Financeiros.

Caracterização geral

Código DGES

1053

Ciclo

Licenciatura (1.º Ciclo)

Grau

Licenciado

Acesso a outros cursos

Acesso ao 2.o ciclo.

Coordenador

Nuno Manuel Ribeiro Preguiça

Data de abertura

Setembro.

Número máximo de admissões

A disponibilizar brevemente

Propinas

Estudantes nacionais: 697 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

  1. 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;

  2. Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Horários

Diurno.

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 anos
Créditos totais: 180 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Informática I 123 3
Matemática M 30 0
Física F 6 0
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores EEC 6 0
Ciências Humanas e Sociais CHS 3 0
Competências Complementares CC 3  0
Qualquer área científica QAC 0 6 (a)
TOTAL 171 9

(a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da FCT NOVA, que inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT NOVA.

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)