Materiais Poliméricos I

Objectivos

Os objetivos fundamentais desta unidade curricular são: introduzir os conceitos teóricos, práticos e laboratoriais necessários que permitam compreender os mecanismos de formação de uma cadeia polimérica a partir de diferentes tipos de reações de polimerização; Ensinar como, em geral, se pode obter experimentalmente um polímero, proceder à sua hidrólise, purificação e caracterização quantitativa das estruturas moleculares de materiais poliméricos. Por outro
lado, esta unidade Curricular visa a compreensão das relações entre a estrutura molecular e as propriedades macroscópicas dos Materiais Poliméricos, assim como o estudo das suas principais propriedades físicas. Procura-se desenvolver nos alunos a capacidade de aplicar os seus conhecimentos básicos de físico-química no estudo das principais teorias que descrevem o comportamento dos polímeros, assim como aplicar conhecimentos de Matemática
na resolução de problemas concretos que envolvem as aplicações dos materiais poliméricos.

Caracterização geral

Código

12693

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Varanda Cidade

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem requisitos específicos, no entanto, aconselham-se conhecimentos prévios de química orgânica e de termodinâmica.

Bibliografia

“Chimie Macromoléculaire”, G. Champetier, vol.I, Hermann, Paris, 1970.
“Organic Chemistry of Synthetic High Polymers”, R.W. Lenz, Interscience, London, 1967.
“Laboratory Preparation for Macromolecular Chemistry”, E.M. Macaffery, McGraw-Hill, New York, 1970.
“The Chemistry of Polymers”, J.W. Nicholson, Royal Society of Chemistry, Cambridge, 1991.
“Advanced Polymer Chemistry”, M. Chanda, Marcel Dekker, New York, 2000.
“Polymer Chemistry”, P.C. Hiemenz, T.P. Lodge, CRC Press, Taylor & Francis, London, 2007.

"Introduction to Polymers",  R.J.Young, Chapman and Hall, London, 1981

Polymer Science and Technology”, J.R. Fried, Prentice Hall PTR (Eds), 1995

Polymers: Polymer Characterization and Analysis”, Encyclopedia Reprint Series, J.I. Kroschwitz (Ed.), John Wiley & Sons, 1990.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A unidade tem uma componente prática, que conduz a uma nota prática NP, e uma componente teórico-prática, que conduz a uma nota NT, ambas compreendidas entre 0 e 20 valores. Para aprovação na disciplina, cada uma destas notas tem de ser pelo menos 9,5 valores, e a nota final N é dada por              

N = 0,3 NP + 0,7 NT + X.

NP é a nota média obtida em mini-testes relativos às aulas de Laboratório, cuja realização é obrigatória (caso contrário o estudante não obtém frequência à UC, ficando automaticamente excluído) e NT pode ser obtida numa avaliação contínua com dois testes escritos, ou, em alternativa, no exame de recurso. X = [-1, 1] e depende da participação dos estudantes nas aulas.

Para realizar a UC por avaliação contínua é necessário obter um mínimo de 7.5 valores no 1º teste . Caso contrário, o aluno está admitido a exame.

Conteúdo

Introdução aos polímeros: definição de polímero, estrutura de polímeros. Distribuição de massas moleculares. Polímeros termoplásticos, termoendurecíveis e elastómeros. Exemplos e nomenclatura. 

Síntese de polímeros: reações de policondensação, reações de polimerização em cadeia, reações de copolimerização, reações de modificação de polímeros.

Caracterização térmica, morfológica e ótica de polímeros.

Determinação da massa molecular média por osmometria e outras propriedades coligativas. Determinação da massa molecular média viscosimétrica.

Termodinâmica das soluções poliméricas. Teoria de Flory-Huggins. Soluções poliméricas diluídas. Teoria de Flory- Krigbaum. Solubilidade de polímeros.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: