Modelação de Dados em Engenharia

Objetivos

1. Saber: a) Conceitos fundamentais de modelação e sua aplicabilidade em engenharia. b)Familiarização com vários formalismos de modelação.
2. Fazer: a) Capacidade de modelação de pequenos sistemas.  b) Capacidade de modelação abstracta.
3. Competências não-técnicas: a) Capacidade de trabalho em equipa. b)Capacidade de gestão de tempo e cumprimento de prazos.

Caracterização geral

Código

7226

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Manuel Camarinha de Matos

Horas

Semanais - 4

Totais - 63

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos de programação.

Bibliografia

1.            Notas da disciplina - L.M. Camarinha Matos

2.            The essence of databases - F. D. Rolland, Prentice Hall, 1998, ISBN 0-13-727827-6

3.            AI through Prolog . Neil C. Rowe, Prentice Hall, ISBN 0-13-049362-7.

4.            UML for Systems Engineering: Watching the Wheels, Jon Holt , 2001, ISBN:0852961057.

Método de ensino

A UC inclui uma componente teórica-prática e uma componente laboratorial. A componente teórico- prática é facultada através de aulas formais de exposição dos conceitos propostos no programa, complementados com realização de exercícios. A UC tem uma avaliação contínua, mediante a realização de testes de avaliação efetuados ao longo do semestre.
A componente prática é facultada através da realização de trabalhos em laboratório, apoiada pelos docentes, onde os estudantes trabalham em grupo na resolução de problemas práticos do âmbito desta área, sendo a avaliação efetuada sobre os resultados obtidos nestes trabalhos.
A classificação é dada pela média das duas componentes de avaliação.

Método de avaliação

3 Mini-testes - 60%  (25%, 20%, 15%)

3 Trabalhos - 40% (15%, 15%, 10%)

 

Nota mínima: Testes >= 9.5     Trabalhos >= 9.5

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO
2. MODELAÇÃO COM BASE NO MODELO RELACIONAL
2.1. Conceitos fundamentais
2.2. Introdução ao ORACLE
3. MODELAÇÃO COM BASE EM PROGRAMAÇÃO EM LÓGICA
3.1. Conceitos fundamentais
3.2. Exemplos em Prolog
4. MODELAÇÃO COM BASE EM "FRAMES"
4.1. Conceitos fundamentais - "frame" / classe, instância, herança, métodos, programação reactiva
4.2. Exemplos em Golog
5. LINGUAGENS GRÁFICAS - UML
6. INTRODUÇÃO ÀS ONTOLOGIAS

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: