Projeto de Máquinas
Objetivos
Iniciação ao projecto de sistemas mecânicos complexos.
Caracterização geral
Código
11055
Créditos
6.0
Professor responsável
António Gabriel Marques Duarte dos Santos, António José Freire Mourão
Horas
Semanais - 5
Totais - 70
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Precedências aconselhadas:
Mecânica Aplicada I, Mecânica Aplicada II, Mecânica dos Sólidos I, Mecânica dos Sólidos II, Órgãos de Máquinas I, Dinâmica dos Fluido I, Termodinâmica Aplicada, Comportamento Mecânico dos Materiais, Teoria dos Sistemas, Teorias e Metodologias de Projecto.
Bibliografia
- Joseph Edward Shigley & Charles R. Mischke, Mechanical Engineering Design, McGraw-Hill International Editions. - George E. Dieter & Linda C. Schmidt, Engineering Design, McGraw-Hill International Editions. - Stephen J. Derby, Design of Automatic Machinery (Dekker Mechanical Engineering), Marcel Dekker, N.Y., 2005 - Geoffrey Bothroyd, Assembly Automation and Product Design (2nd. Ed.), Taylor and Francis, N.Y., 2005. - Desenho Técnico – Luís Veiga da Cunha – Ed. Fundação Calouste Gulbenkian; - Desenho Técnico Moderno – Arlindo Silva, Carlos Tavares Ribeiro, João Dias, Luís Sousa – Ed. Lidel. - Colectânea de manuais técnicos e de normas. |
- Bibliografia de todas as Disciplinas que antecedem a Disciplina de Projecto de Máquinas
Método de ensino
Em cada aula são dadas indicações para a realização das tarefas correspondentes a cada etapa do projecto que os alunos desenvolverão para apresentar, na aula seguinte, os resultados (especificações de projecto; estrutura funcional; princípios para soluções; composição modular; anteprojecto e projecto final), correspondentes a essa etapa. Em cada aula são, também, esclarecidas as dúvidas e analisados os resultados relativos às etapas anteriores.
Método de avaliação
Dada a natureza da unidade curricular de Projecto de Máquinas, a avaliação que está definida consta dos elementos seguintes:
A1) Apresentação dos anteprojectos sensivelmente a meio do semestre (projecto conceptual e dimensionamento funcional), que é designada como "Apresentação Intermédia" os alunos apresentam várias propostas de solução que são discutidas com os docentes, os quais representam o cliente do projecto.
A2) Complementarmente à apresentação dos anteprojectos é entregue um relatório com a descrição e a justificação das soluções propostas.
Esta componente da avaliação (A1 e A2) corresponde a aproximadamente 25 % da classificação final.
B1) Apresentação final dos projectos, onde é mostrado o trabalho desenvolvido ao longo do semestre (anteprojectos, dimensionamento de resistência e rigidez; elementos técnicos e desenhos para fabrico, etc.).
B2) Entrega de um relatório final onde se descrevem e justificam as opções tomadas em todo o processo de projectar.
Esta componente da avaliação (B1 e B2) corresponde a aproximadamente 60 % da classificação final.
C) Participação nas aulas, intervenções, empenho e atitude perante o trabalho são também componentes considerados na avaliação.
Esta componente da avaliação (C) corresponde a aproximadamente 15 % da classificação final.
Conteúdo
Programa teórico:
Estudo descritivo de linhas de produção automatizadas (com estudos de caso):
- Especificações típicas
- Classificação das máquinas operatrizes por função
- Classificação das máquinas operatrizes por método de transferência
- Sistemas de transporte
- Dispositivos de alimentação, classificação, embalagem e rotulagem
- Dispositivos “pick & place” e robots industriais
- Células de manufactura e o conceito de tecnologia de grupo
- Actuadores e sensores
Programa teórico-prático:
Elaboração de projectos de sistemas mecânicos relativamente grandes, onde se procura simular situações de projecto próximas da realidade, integrando questões de concepção, de tecnologias de produção, de optimização, de automação, de selecção de componentes e de materiais.