Tópicos Avançados em Mecânica dos Fluidos
Objetivos
Caracterização geral
Código
12554
Créditos
6.0
Professor responsável
Diana Filipa da Conceição Vieira, José Fernando de Almeida Dias, Moisés Gonçalves de Brito
Horas
Semanais - 4
Totais - 64
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
O programa pressupõe o domínio das matérias versadas na unidade curricular de Mecânica de Fluidos
Bibliografia
White, F. M., “Fluid Mechanics”, McGraw-Hill.
Método de ensino
Existem aulas teorico práticas.
NA parte teórica faz-se a exposição da matéria, sendo incentivada a participação dos alunos.
Na parte prática faz-se uma abordagem centrada na aplicação dos conceitos de modo a que os alunos colaborem activamente na resolução dos problemas e casos práticos propostos.
Método de avaliação
1 - Modo de avaliação
1.1 A avalição é contínua, constituída por 2 elementos de avaliação: 2 testes teórico-práticos.
1.2. Não há frequência.
2 - Nota final
2.1. Os pesos dos testes na apuração da nota final são de 50%.
2.2. Os valores entram no cálculo da nota final arredondados à décima. Para aprovação, a nota final deverá ser maior ou igual a 9,5 valores.
2.3. Se a nota final (já arredondada às unidades) for maior ou igual a 17 valores, poderá haver lugar a uma prova oral para "defesa de nota".
3 - Regras para as provas escritas
Se vierem a ser presenciais, só se aceitarão respostas redigidas a caneta; não são permitidas máquinas de calcular com memória alfanumérica; é interdito o uso do telemóvel (nem mesmo como relógio ou máquina de calcular). Transgressões ficam sujeitas ao previsto no RAC.
Conteúdo
1 – Análise dimensional e semelhança física. Aplicação do teorema dos Π de Buckingham a casos estudados na UC. Similitude, modelação e limitações.
2 – Escoamentos em condutas. Distinção entre escoamentos internos e externos. Zonas de entrada e de escoamento completamente desenvolvido. Equação de Bernoulli generalizada. Coeficiente de atrito. Estrutura da camada limite turbulenta. Perfil de velocidade para escoamento turbulento em conduta. Efeito da rugosidade sobre a perda de carga em condutas; coeficiente de atrito; diagrama de Moody. Perdas localizadas. Curva característica de uma instalação. Associação de condutas em série e em paralelo.
3 – Bombas e ventiladores. Noções elementares do funcionamento. Classificação. Curvas características da altura manométrica, da potência e do rendimento. Ponto de funcionamento. Estabilidade. Tipo de curva mais conveniente a cada aplicação. Associação de bombas em série e em paralelo. Cavitação e NPSH de uma bomba.
4 – Turbulência. Características da turbulência. Decomposição de Reynolds.
5 – Escoamentos de camada limite. Teoria de camada limite de Prandtl. Simplificação das equações para escoamento invíscido. Escoamento de fluido viscoso: efeito do número de Reynolds e da geometria (corpos fuselados e rombos); separação. Camada limite sobre placa plana: análise integral de von Kármán. Equações diferenciais de camada limite; solução exacta de Blasius (laminar). Separação: efeito do gradiente de pressão; método de Thwaites. Corpos imersos em escoamentos.
6 – Escoamento compressível. Número de Mach, Ma. Revisão de relações termodinâmicas. Escoamento isentrópico e adiabático. Propriedades de estagnação; relações envolvendo Ma. Variação da área de passagem. Choking. Onda de choque normal. Escoamento supersónico bidimensional: cone de Mach, onda de choque oblíqua, ondas de expansão de Prandtl-Meyer.