Logística II

Objectivos

A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam aplicar métodos eficazes e eficientes na resolução de um projeto ou problema logístico.

Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam identificar e analisar os principais aspetos a planear no desenvolvimento/resolução de um projeto/problema de gestão logística, especificando as suas fronteiras. Devem, ainda, saber como selecionar e utilizar métodos, técnicas e ferramentas eficazes e eficientes na tomada de decisão, definir argumentos para a decisão baseados em métodos quantitativos, e medir e controlar o desempenho das ações implementadas. Pretende-se ainda que desenvolvam aptidões que lhes permitam integrar conhecimentos e tomar decisões em situações em que a informação é incompleta ou limitada.

Caracterização geral

Código

12525

Créditos

6.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Virgínia Helena Arimateia de Campos Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

APICS. SCOR Supply Chain Operations Reference Model. Quick Reference Guide. Version 12.0, 2017.
Chopra S, Supply Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson International Editions, 6ª ed., 2019, New Jersey.
Harrison, A., Skipworth, H., van Hoek, R, Aitken, J., Logistics Management and Strategy. Pearson, 6ª ed, 2019, Harlow.
Lyons K., Farrington B., Procurement and Supply Chain Management, Pearson Education, 10ª ed., 2020.
Lynwood A.J., Montgomery D.C., Operations Research in Production Planning, Scheduling and Inventory Control, John Wiley & Sons, 1974, New York.
Papacostas, S., Transportation Engineering and Planning, Prentice-Hall, 1993, London.
Silver E.A., Pyke D.F., Thomas D.J., Inventory Management and Production Planning and Scheduling, 4ª ed., John Wiley & Sons, 2016, New York.
Tompkins, J.A., et al., Facilities Planning, John Wiley & Sons, Inc., 2010, 4ª ed., Hoboken.

Método de ensino

A UC é lecionada com uma carga semanal de 1 aula teórica-prática (4h). Nas aulas são expostos os conceitos, modelos e técnicas com base em exemplos e resolvidos exercícios e casos de estudo que permitem que o estudante consolide conceitos, desenvolva capacidade de raciocínio e de trabalho em equipa e em autonomia. As aulas são complementadas com leituras obrigatórias e resolução, em grupo, de estudos de caso, dando-se atenção à capacidade de apresentação escrita e oral dos trabalhos.

Método de avaliação

•1 teste (T)
 
•2 trabalhos em grupo (TG1 e TG2)

  Nota final = 0,5 T + 0,5 (TG1 + TG2)

Cada elemento de avaliação será arredondado às centésimas.

•Frequência:
–Obtenção de nota igual ou superior a 9,50 valores na média dos trabalhos de grupo.
–válida por duas edições.
 
•Para dispensar do Exame de Recurso o estudante deve obter uma nota igual ou superior a 9,50 valores na média do T e dos TGs. O Exame de Recurso apenas substitui T.

Conteúdo

1. A importância da logística na gestão da cadeia de abastecimento.
2. Gestão de stocks de artigos com procura independente: Modelos estocásticos para artigos sujeitos a revisão contínua ou periódica, restrições e/ou procura sazonal. Técnicas de encomenda em sistemas multi-nível.
3. Seleção e avaliação de fornecedores.
4. Gestão de armazéns. Tecnologias de manuseamento de materiais e planeamento da armazenagem. Caracterização de diversos tipos de gestão da armazenagem.
5. Gestão de transportes. Planeamento de rotas de veículos. Planeamento das Necessidades de Distribuição.
6. Logística 4.0.
7. Risco e incerteza na implementação de sistemas logísticos.
8. Avaliação do desempenho logístico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: