Tecnologias de Revestimentos e Películas Finas

Objectivos

Pretende-se com esta disciplina dar a conhecer aos alunos as tecnologias de revestimentos e películas finas mais utilizadas nos processos de revestimento quer do ponto de vista funcional quer estrutural.

Caracterização geral

Código

7522

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria Mercês Ferreira

Horas

Semanais - 4

Totais - 66

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem prerequisitos

Bibliografia

D. Smith, Thin Film Deposition, McGraw Hill, 1995

 H. Glaser, Large area glass coatings, Von Ardenne Anlagentechnik, 2000

Acetatos e guiões disponíveis no CLIP e Moodle

Método de ensino

Teóricas com ensino á distãncia via plataforma classroom, com aprestanção de powerpoint com ou sem gravação de voz, e inclusão de vídeos ilustrativos da matéria lecionada.

Práticas- laboratório restrito ao número de 2 alunos por laboratório, diminuindo as aulas presenciais. Aulas via classroom com resolução de problemas, apresentação de vídeos de experiências, e elaboração de um docuemnto escrito sobre as técnicas de  produção de films e revestimentos leccionadas.

Método de avaliação

1.Teórica (40%)
Avaliação continua, questionários nas aulas
Exame

2.Prática (60%)
Aula de laboratório (video ou presencial)

Relatório (4-5 elementos); pagsIntoduçãodescrição de umaexperiência com base no video apresentadoresultados esperados, e conclusõesesperadas.

Projeto Final do semestre

Conteúdo

Pretende-se com esta disciplina dar os fundamentos teóricos e práticos das tecnologias de revestimentos e películas finas utilizadas actualmente. Será feita uma parte introdutória referente à classificação e tipo de requisitos das tecnologias ao que se seguirá as seguintes tecnologias: pulverização catódica (dc e rf); deposição química de vapores; deposição química de vapores  assistida por rf; evaporação térmica e sol-gel, spray pirólise; deposição assistida por laser. Serão dados exemplos de diferentes tipos de revestimentos. O programa termina com as técnicas de caracterização mais utilizadas em termos de estrutura, composição e propriedades físicas.