Engenharia do Ambiente
Objetivos educativos
O Mestrado em Engenharia do Ambiente visa formar a próxima geração de profissionais para liderar o caminho para um ambiente e economia limpa e saudável, tendo em conta aspectos ecológicos, sociais, económicos e tecnológicos. O curso adota uma abordagem sistémica para treinar competências analíticas para a resolução de problemas, para desenvolver inovação como um processo de valorização económica e social, e para promover a participação dos cidadãos na tomada de decisão. A natureza interdisciplinar do curso, cruzando ciências naturais, ferramentas de engenharia e métodos sociais, fornece aos profissionais um perfil único para lidar com sistemas complexos e trabalhar em diferentes contextos profissionais.
Os estudantes podem optar por Engenharia de Sistemas Ambientais (monitorização, modelação e gestão ambiental, ecodesign, tecnologias limpas, serviços de ecossistemas), ou Engenharia Sanitária (recursos hídricos, sistemas de saneamento, gestão e tratamento de resíduos). Os engenheiros do ambiente da NOVA são um ativo em qualquer organização, pois são capazes de criar valor para o mercado e sociedade. Isto justifica a sua elevada empregabilidade em muitos países do mundo.
Saídas profissionais
Os engenheiros do Ambiente trabalham em organizações públicas ou privadas, no mercado nacional ou internacional: grandes e pequenas empresas, indústria, agências governamentais, empresas de consultoria, municípios, ONG. A líder da Amazon Sustainability Data Initiative, a responsável do programa de sustentabilidade da Google, e o diretor de observação da Terra na Agência Europeia de Segurança Marítima, são exemplos de Engenheiros do Ambiente da NOVA.
Caracterização geral
Código DGES
1066
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao 3.º ciclo
Coordenador
João Miguel Dias Joanaz de Melo
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
25
Propinas
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS
Perfil Engenharia de Sistemas Ambientais
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Engenharia do Ambiente | EA | 60 | 33 |
Engenharia Sanitária | ES | 12 | 0 |
Engenharia do Ambiente ou Engenharia Sanitária | EA / ES | 0 | 6 |
Competências Complementares | CC | 3 | 0 |
Qualquer área científica | QAC | 0 | 6 (a) |
TOTAL | 75 | 45 |
Perfil Engenharia Sanitária
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Engenharia do Ambiente | EA | 18 | 0 |
Engenharia Sanitária | ES | 75 | 24 |
Engenharia do Ambiente ou Engenharia Sanitária | EA / ES | 0 | 6 |
Competências Complementares | CC | 3 | 0 |
Qualquer área científica | QAC | 0 | 6 (a) |
TOTAL | 96 | 24 |
(a) 6 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da FCT NOVA, que inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT NOVA.
Condições de acesso
A disponibilizar brevemente
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)