Arquitetura para Integração de Sistemas

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

10484

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Manuel de Melo Agostinho, Ricardo Luís Rosa Jardim Gonçalves

Horas

Semanais - 4

Totais - 66

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

Aulas teórico-práticas, de duas horas semanais, onde são: expostos os conteúdos programáticos, demonstradas diferentes metodologias e estratégias para interoperabilidade e integração de sistemas, realizadas apresentações por parte dos alunos e fomentadas discussões.

Trabalho em grupo, que inclui a pesquisa sobre um tema teórico, elaboração de um relatório e respectiva apresentação.

Aulas práticas em laboratório, de duas horas semanais, onde os alunos realizam, em grupos de máx. 3 alunos, um conjunto de trabalhos/projectos com ênfase na integração de sistemas. Realização de relatórios sobre os trabalhos e respectivas apresentações/discussões. Prevê-se ainda um acompanhamento tutorial fora de aula para auxilio à realização do trabalho.

Método de avaliação

Componente teórica: peso de 50% na nota final

Nota teórica = 70% Nota de relatório teórico sobre um tema a escolher + 30% Nota de preparação e apresentação em PowerPoint. 

• Grupos constituídos no máximo por 3 alunos;
• Relatório de grupo: tema a selecionar por cada grupo de uma lista de temas apresentadas pelo professor; avaliação a realizar com base na análise e do relatório.
• Preparação de um conjunto de slides MS PowerPoint, e respetiva apresentação na data a indicar; A organização e número dos slides deve ser preparado de forma a expor o trabalho com clareza dentro do tempo previsto (aprox. 30 mins). Haverá penalização se for excedido o tempo previsto para a apresentação.

Necessário ter nota superior a 9,5 valores na componente teórica. A nota teórica é ajustada por uma componente de avaliação contínua.

Componente prática: peso de 50% na nota final

Nota prática = 50% Demonstração e explicação do trabalho a funcionar, incluindo vídeo (máx 3 minutos); 20% Preparação e apresentação em PowerPoint do trabalho; 20% Documento com a descrição técnica do trabalho prático realizado; 10% Avaliação contínua.

• Grupos constituídos no máximo por 3 alunos;
• Relatório de grupo: Documento com a descrição técnica do trabalho prático realizado incluindo vídeo: tema a selecionar por cada grupo de uma lista de temas;
• Demonstração do trabalho prático à turma, incluindo apresentação de um conjunto de slides MS PowerPoint, na data a indicar; O tempo de apresentação, organização e número dos slides deve ser preparado de forma a expor o trabalho com clareza dentro do tempo previsto. Haverá penalização se for excedido o tempo previsto para a apresentação.
Necessário ter nota superior a 9,5 valores na componente teórica. A nota teórica é ajustada por uma componente de avaliação contínua.

Frequência: A frequência a 2/3 das aulas é obrigatória.

Conteúdo

A disponibilizar brevemente

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: