Sistemas de Informação Multimédia

Objetivos

1. Saber: Tecnologias base para Sistemas de Informação e Multimédia (SIM).

2. Fazer: Modelação e desenvolvimento de SIM

3. Competências não-técnicas: a) Capacidade de trabalho em equipa. b) Capacidade de gestão de tempo e cumprimento de prazos.

Caracterização geral

Código

2330

Créditos

6.0

Professor responsável

João Almeida das Rosas, Luís Manuel Camarinha de Matos

Horas

Semanais - 4

Totais - 64

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos de programação;  modelação e utilização de de bases-de-dados relacionais.

Bibliografia

 Stair, R., & Reynolds, G. (2020). Principles of information systems. Cengage Learning.

Bourgeois, D. (2014). Information systems for business and beyond. The Saylor Foundation.

Steinmetz, R., & Nahrstedt, K. (2013). Multimedia systems. Springer Science & Business Media.

- Documentação HTML, JAVASCRIPT, CSS

- Documentação Bootstrap, JQuery e outras APIs

- Documentação Laravel 

Documentação  Mongo-db

Método de ensino

 

Componente teórica: Aulas formais de exposição.

Componente prática: Realização acompanhada de trabalhos em laboratório.

Método de avaliação

 

Trabalhos teóricos  (30%) + trabalhos laboratoriais (70%)

Conteúdo

Tecnologias base:

    - Aplicações Web

    - Linguagens e APIs Frontend (HTML, Javascript, CSS,  Bootstrap, JQuery)

    - Linguagens Backend (PHP, C#, Python, ...)

    - Sistemas de gestão de bases-dados (relacionais e não-relacionais)

    - BigData, NoSQL

    - Platformas Could

    - Cibersegurança 

 

Sistemas de Informação: 

    - Arquitetura e blocos constituintes

    - Importação de dados 

    - "Reporting", geração de documentos (PDF, EXCEL, XML, ...)

    - Business Intelligence,  ETL (Extract, Transform, Load)

    - “Data Science”, “Open Science”     

 

Multimédia: 

   - Conteúdos digitais (áudio, vídeo, VR/AR, …)

   - Edição de conteúdos digitais

   - Plataformas de distribuição de conteúdos multi-canal

 

Desafios emergentes: 

   - IOT 

   - Indústria 4.0

   - Smart Factory

   - “Gamification”

 

Trabalhos de laboratório:

1- Desenvolvimento de uma Aplicação Web e plataforma para registar dados de bem-estar e fitness, utilizando um modelo de base-de-dados hibrido (relacional e No-SQL).

2- Desenvolvimento de Serviços Web para interoperar com a plataforma, com funcionalidades de autenticação.

3- Desenvolvimento de uma App para smartphones para os ecossistemas Android ou IOS, com acesso aos sensores de movimento (contagem de passos, distância, calorias, …). Inclui registo na plataforma backoffice, através dos serviços Web desenvolvidos no trabalho 2.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: