Obras Geotécnicas

Objetivos

O aluno deve ficar apto a:

1.       identificar o tipo mais adequado de ensaios a incluir num programa de prospecção, tendo em conta o tipo de obra em causa;

2.       identificar os valores mais adequados para os principais parâmetros geotécnicos de solos (resistência e deformabilidade), a partir de análise integrada de resultados de ensaios de campo e de laboratório;

3.       caracterizar e classificar os maciços rochosos;

4.       verificar a segurança aos Estados Limites Últimos e de Serviço de fundações profundas, estruturas de suporte (identificando os impulsos sísmicos segundo o Eurocódigo 8) e taludes (recorrendo neste caso a programas de cálculo automático para análises em equilíbrio limite);

5.       identificar os aspectos geotécnicos mais relevantes da construção de túneis, barragens e de soluções de melhoramento e reforço de terrenos;

6.       identificar as principais grandezas a observar no âmbito da instrumentação de obras geotécnicas, e os tipos de equipamentos mais comuns disponíveis para a sua medição.

Caracterização geral

Código

2784

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Manuel da Costa Guerra, Pedro Fernando e Mota Guedes de Melo

Horas

Semanais - 4

Totais - 63

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

O aluno deve ter conhecimentos de geologia de engenharia, de mecânica dos solos e da análise de segurança de acordo com o Eurocódigo 7.

Bibliografia

Principal

A disponibilizar ao longo do semestre.

 Secundária

Rock mass classification, Hoek, E., 2007, in Practical Rock Engineering, Chap.3, 40-59 (http://www.rocscience.com/)

Ingeníeria geologica, 2002, Vallejo, L.I.G., Prentice Hall, Madrid (Biblioteca geral)

Geotechnical Engineering Handbook, 2002, Smoltczyk, U. (Ed.), Volume 1: Fundamentals, Ernst & Sohn, Berlin (Biblioteca geral)

Schnaid, F. (2009) - In Situ Testing in Geotechnics: the main tests. Taylor & Francis.

Tomlinson, M. J. (1995) – Foundation Design and Construction. Longman Scientific & Technical.

Woodward, J. (2004) - An Introduction to Geotechnical Processes. Spon Press.

Método de ensino

Aulas teóricas para apresentação e explicação da matéria do programa. Aulas práticas e de laboratório para aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas teóricas. 

 

Método de avaliação

A classificação final, NF, é dada por:

NF=0.15*NTR+0.85*NTP

sendo NTR a nota da componente de Avaliação de Projecto, constituída por dois trabalhos desenvolvidos no semestre (0.15*NTR=0.05*NTR1+0.10*NTR2) e NTP a nota da componente de Avaliação Teórico-Prática (nas Épocas de exame NTP é a nota do exame; na Avaliação Contínua 0.85*NTP=0.40*NT1+0.45*NT2,  sendo NT1 e NT2 as notas dos dois testes a realizar durante o semestre), ambos classificados de 0-20 val. Para aprovação NTP deverá ser no mínimo 9 val. em 20 val. e NF >= 9.5 val.

Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.

Nota: prevê-se que os testes/exames sejam realizados de forma presencial; caso venha a ser necessário realizar esses testes/exames de forma não presencial ou se a algum aluno for conferido o direito de realizar alguma dessas provas de forma não presencial, a sua classificação poderá vir a ser confirmada (ou não) através da realização de uma prova oral em caso de obtenção de nota final superior ou igual 10 valores.

Conteúdo

1.       Programas de prospecção. Ensaios de campo e de laboratório..

2.       Caracterização geotécnica. Definição dos valores dos parâmetros de cálculo a partir da análise integrada dos resultados de ensaios de campo e de laboratório.

3.       Caracterização de maciços rochosos.

4.       Verificação da segurança aos Estados Limites Últimos e de Serviço de fundações profundas, estruturas de suporte (incluindo o cálculo de impulsos de terra sísmicos) e de taludes (recorrendo a programas de cálculo automático por equilíbrio limite).

5.       Aspectos geotécnicos relevantes da construção de túneis, barragens de aterro e soluções de melhoria e reforço de terrenos.

6.       Monitorização do comportamento de obras geotécnicas.