Hidráulica Marítima e Portos

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender os aspetos gerais do tráfego marítimo.

- Compreender os aspetos básicos sobre os fenómenos físicos de que resultam as solicitações a considerar no dimensionamento de obras marítimas (ondas, correntes, marés).

- Compreender os fenómenos de interação entre ondas e estruturas.

- Ser capaz de identificar os aspetos mais importantes que se devem ter em conta no dimensionamento de uma obra marítima e avaliar as características funcionais e estruturais de um quebra-mar.

- Ser capaz de pesquisar informação científica, estudar autonomamente e analisar, com espírito crítico, informação relacionada com o tema da disciplina.

Caracterização geral

Código

12174

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria da Graça Reis e Silva de Oliveira Neves

Horas

Semanais - 3

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não se aplica

Bibliografia

Principal

• Apontamentos da unidade curricular

• Coastal Engineering Manual (CEM):  US Army Corps of Engineers 2002 US Army Corps of Engineers

  • Part II, Chapters 1 and 5
  • Part VI, Chapter 5

Secundária

• Introduction to Coastal Engineering and Management, J William Kamphuis, Advanced Series on Ocean Engineering: Volume 30, 2nd Edition, ISBN: 978-981-283-484-3

Método de ensino

A disciplina é constituída por um conjunto de aulas teórico-práticas, onde se pretende que os alunos tomem contacto com os princípios básicos da hidráulica e obras marítimas e do transporte marítimo, desde aspetos relacionados com a sua gestão até aspetos relacionados com a agitação e com o dimensionamento, monitorização e manutenção de obras marítimas. São apresentados exemplos de cálculo relativos à agitação marítima, à sua propagação em águas pouco profundas e ao dimensionamento hidráulico-estrutural de quebra-mares. 

Método de avaliação

A avaliação será realizada por "Avaliação à distância", durante o período de substituição das aulas presenciais por métodos de ensino a distância, através da apresentação (durante a aula) e discussão, de dois trabalhos (com um peso de 50% cada).

Haverá ainda um exame de recurso.

Na realização de qualquer prova, os Estudantes devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA: “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

Introdução: Importância física e económica do mar, ZEE, Plataforma continental.

Portos e infraestruturas portuárias: tráfegos e atratividade de cargas; terminais portuários, exigências de carga-descarga e operacionalidade.

Agitação marítima e propagação de ondas: geração, descrição da agitação, teorias de onda, processos de transformação da agitação em águas pouco profundas (refração, difração, reflexão, rebentação).

Estruturas portuárias: obras marítimas, dimensionamento hidráulico e estrutural de quebra-mares, ferramentas de apoio ao projeto.