Engenharia de Tratamento de Água para Abastecimento

Objectivos

Tendo com ponto de partida os conhecimentos básicos adquiridos na U.C. Sistemas de águas de abastecimento e de águas residuais, esta U.C. tem como objetivo permitir que os alunos, adquiram competências técnicas que garantam o tratamento de água, independentemente da sua qualidade. Mais especificamente, ao concluir esta U.C o aluno deverá possuir as competências necessárias para desenvolver/propor soluções de tratamento ou de reabilitação de sistemas, garantindo a qualidade de água para consumo humano.

Caracterização geral

Código

12682

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Gabriela Lourenço da Silva Féria de Almeida

Horas

Semanais - 4

Totais - 48

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não tem

Bibliografia

- Crittenden, J. C., Trussell, R. R., Hand, D. W., Howe, K. J., & Tchobanoglous, G. (2012). MWH''s water treatment: principles and design. John Wiley & Sons. 

- Spellman, F. R. (2017). The drinking water handbook. CRC Press.

- Metcalf and Eddy, Inc, Asano, T., Burton, F. L., Leverenz, H., Tsuchihashi, R., & Tchobanoglous, G. (2007). Water reuse. McGraw-Hill Professional Publishing.

- Mallevialle, J., Odendaal, P. E., & Wiesner, M. R. (Eds.). (1996). Water treatment membrane processes. American Water Works Association.

Método de ensino

A unidade curricular desenvolver-se-á numa vertente de duas aulas semanais, uma teórico-prática e uma prática, num total de quatro horas/semana. Nestas aulas são abordados os conceitos teóricos dos conteúdos programáticos e os alunos são expostos a diferentes questões ligadas a diversos cenários.

Todos os conteúdos abordados nas aulas são disponibilizados antecipadamente aos alunos por forma a que estes possam participar ativamente na discussão dos tópicos. 

Os momentos de exercício prático envolvem discussão e resolução de questões em grupos de quatro a seis pessoas. No final de cada aula os grupos apresentam o exercício que lhes foi proposto e a solução que desenvolveram.

Método de avaliação

A componente avaliativa da U.C. inclui a realização de 2 testes com duração de 50 min. e o trabalho realizado durante as aulas.

Os testes têm uma ponderação de 60% na nota final e os exercícios 40%. 

A aprovação na U.C. implica uma assiduidade mínima em dois terços das aulas práticas. 

Conteúdo

- Desenvolvimento de competências de Engenharia no dimensionamento de sistemas convencionais de tratamento de água; 

- Técnicas de arejamento e desgaseificação e a sua importância na redução de consumo de reagentes químicos;

- Flotação por ar dissolvido, como processo alternativo à decantação; 

- Adsorção associada à remoção de matéria orgânica natural, metabolitos (MIB e Geosmina) e outros contaminantes presentes na água;

- Permuta iónica, em tratamento de água; 

- Processos de separação por membranas (microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa), utilizados em tratamento de água e na dessalinização;

- Dimensionamento de sistemas de tratamento de água associados a uma água com presença de contaminantes específicos (arsénio, nitratos,..) ou contaminantes emergentes (compostos farmacêuticos, pesticidas, micropláticos,...).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: