Energia e Alterações Climáticas

Objectivos

Os estudantes devem adquirir conhecimentos sobre as relações entre a energia e as alterações climáticas à escala global, bem como sobre aspectos mais específicos de políticas e instrumentos de controlo das emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente à escala empresarial. Devem adquirir conhecimentos práticos no domínio do uso eficiente da energia e métodos de auditoria energética. Devem ainda adquirir um conhecimento geral sobre os sistemas energéticos, com destaque para as energias renováveis descentralizadas, e a sua importância para uma economia de baixo carbono. No final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:

- Avaliar e elaborar as bases para uma estratégia de alterações climática a nível empresarial;

- Avaliar e criticar opções energéticas, com ênfase para as tecnologias de produção renovável;

- Elaborar um plano de eficiência energética de uma habitação.

Caracterização geral

Código

10387

Créditos

6.0

Professor responsável

João Miguel Dias Joanaz de Melo, Maria Júlia Fonseca de Seixas

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Os estudantes devem ter conhecimentos anteriores de ciências de engenharia, avaliação de impactes ambientais, economia e direito do ambiente.

Bibliografia

Albert Thumann, Terry Niehus, William J. Younger (2012), Handbook of Energy Audits, Ninth Edition. 495 p. Fairmont Press, USA. ISBN 9781466561625
Houghton, J. (2009). Global Warming: The Complete Briefing. Cambridge University Press, 4th edition. ISBN: 0521709164.
Tester, J.W., Drake, E.M., Golay, M.W., Driscoll, M.J. and Peters, W.A. (2005). Sustainable Energy - Choosing Among Options. MIT Press, Cambridge, MA, US. ISBN: 0262201534.
IPCC Fourth Assessment Report (AR4), Contribution of Working Group II 2007. and Contribution of Working Group III, 2007. Cambridge University Press, Cambridge, United Kingdom and New York, NY, USA.
Estatísticas e perspectivas para a energia / Energy outlooks and statistics:
- International Energy Agency: https://www.iea.org
- European Commission Energy: https://ec.europa.eu/energy/en
- Eurostat Energy: https://ec.europa.eu/eurostat/web/energy/data/database
- Direção-Geral de Energia e Geologia: http://www.dgeg.gov.pt

Método de ensino

Os métodos de ensino compreendem três formatos:

a) Aulas, com interpelação frequente dos alunos no sentido da sua participação nomeadamente através de apresentação de situações concretas sobre as quais devem manifestar uma opinião e/ou decisão.

b) Três seminários dinamizados pelos alunos em que têm de apresentar um tema para discussão.

c) Execução de trabalhos com pesquisa teórica e prática.

Método de avaliação

A avaliação compreende: 1) Plano energético doméstico (50%, individual); 2) Debate "Estratégia energética para o século XXI (30%, grupo); 3) Seminário "Estratégias empresariais para as alterações climáticas" (20%, grupo). Atrasos na entrega de trabalhos e ausência em aulas obrigatórias implicam penalizações na nota.

Conteúdo

1 - Energia e alterações climáticas: relação complexa e interdisciplinar. 2 - Panorama mundial sobre energia. 3 - Plano energético doméstico. 4 - Conforto nos edifícios e opções de arquitectura. 5 - Certificação energética em edifícios residenciais. 6 - Metodologia de auditoria energética. 7 - Eficiência energética na indústria.  8 - Eficiência energética: políticas e instrumentos.  9 - O ciclo do carbono e stocks globais de carbono. 10 - Impactes, vulnerabilidades e adaptação às alterações climáticas. 11 - Quadro global de política e economia das alterações climáticas. 12 - Quadro europeu de política climática. 13 - Estratégias empresariais de combate às alterações climáticas. 14 - Recursos e tecnologias renováveis para produção de electricidade. 15 - Tendências de consumo de energia e de emissões de GEE em Portugal. 16 - Mobilidade sustentável. 17 - Avaliação integrada de sistemas energéticos.