Sustentabilidade das Organizações

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências nas seguintes áreas:

Familiarização com as estratégias corporativas de sustentabilidade e seu contributo para a criação de valor acionista e social.

Compreender os conceitos de ecoeficiência, capitalismo natural e sustentabilidade corporativa.

- Capacidade para promover a adoção de estratégias de produção mais limpa em organizações.

Domínio de ferramentas de ecodesign, responsabilidade social das empresas e avaliação e reporte de sustentabilidade das empresas.

- Capacidade de identificar e avaliar oportunidades de economia circular e promover modelos de negócio circulares.

- Capacidade de comunicação escrita e oral e trabalho em equipa.

Caracterização geral

Código

12665

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Paula Baptista da Costa Antunes

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N.a.

Bibliografia

Hitchcock, D., Willard, M., 2006. The Business Guide to Sustainability: Practical Strategies and Tools for Organizations.

Schaltegger, S., Burritt, R., Petersen, H., 2003. An introduction to corporate environmental management: Striving for sustainability.

Weetman, C., 2016. A circular economy handbook for business and supply chains: Repair, remake, redesign, rethink.

Método de ensino

A UC compreende um conjunto de aulas teórico-práticas onde são desenvolvidas e aplicadas as principais ferramentas de apoio à operacionalização de estratégias de sustentabilidade nas organizações.

Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teórico práticas onde a introdução de princípios e conceitos fundamentais é combinada com a sua aplicação. A componente aplicada inclui a análise e discussão de casos de estudo e a preparação de trabalhos por parte dos alunos.  A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados.

Método de avaliação

Avaliação:

•Trabalho 1 – Estratégias de sustentabilidade corporativa

•Trabalho 2 – Desenho de um produto e modelo de negócio circular

•Trabalho 3 – Relatórios de sustentabilidade – reporte dos SDG

•Teste individual cobrindo toda a matéria dada nas aulas.

•Trabalhos das aulas práticas

Conteúdo

1. Sustentabilidade e criação de valor para acionistas e sociedade.

2. Estratégias de sustentabilidade corporativa – ecoeficiência, capitalismo natural, craddle to craddle, biomimetismo e triple bottom line.

3. Produção mais limpa e simbioses industriais.

4. Desenho ecológico de produtos e serviços.

5. Economia circular. Conceito, abordagens e políticas de EC. Modelos de negócio circulares.

6. Responsabilidade social corporativa.

7. Avaliação e reporte da sustentabilidade das organizações. Diretrizes GRI. Reporte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Empresas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: