Sustentabilidade das Organizações
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências nas seguintes áreas:
- Familiarização com as estratégias corporativas de sustentabilidade e seu contributo para a criação de valor acionista e social.
- Compreender os conceitos de ecoeficiência, capitalismo natural e sustentabilidade corporativa.
- Capacidade para promover a adoção de estratégias de produção mais limpa em organizações.
- Domínio de ferramentas de ecodesign, responsabilidade social das empresas e avaliação e reporte de sustentabilidade das empresas.
- Capacidade de identificar e avaliar oportunidades de economia circular e promover modelos de negócio circulares.
- Capacidade de comunicação escrita e oral e trabalho em equipa.
Caracterização geral
Código
12665
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Paula Baptista da Costa Antunes
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N.a.
Bibliografia
Hitchcock, D., Willard, M., 2006. The Business Guide to Sustainability: Practical Strategies and Tools for Organizations.
Schaltegger, S., Burritt, R., Petersen, H., 2003. An introduction to corporate environmental management: Striving for sustainability.
Weetman, C., 2016. A circular economy handbook for business and supply chains: Repair, remake, redesign, rethink.
Método de ensino
A UC compreende um conjunto de aulas teórico-práticas onde são desenvolvidas e aplicadas as principais ferramentas de apoio à operacionalização de estratégias de sustentabilidade nas organizações.
Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teórico práticas onde a introdução de princípios e conceitos fundamentais é combinada com a sua aplicação. A componente aplicada inclui a análise e discussão de casos de estudo e a preparação de trabalhos por parte dos alunos. A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados.
Método de avaliação
Avaliação:
•Trabalho 1 – Estratégias de sustentabilidade corporativa
•Trabalho 2 – Desenho de um produto e modelo de negócio circular
•Trabalho 3 – Relatórios de sustentabilidade – reporte dos SDG
•Teste individual cobrindo toda a matéria dada nas aulas.
•Trabalhos das aulas práticas
Conteúdo
1. Sustentabilidade e criação de valor para acionistas e sociedade.
2. Estratégias de sustentabilidade corporativa – ecoeficiência, capitalismo natural, craddle to craddle, biomimetismo e triple bottom line.
3. Produção mais limpa e simbioses industriais.
4. Desenho ecológico de produtos e serviços.
5. Economia circular. Conceito, abordagens e políticas de EC. Modelos de negócio circulares.
6. Responsabilidade social corporativa.
7. Avaliação e reporte da sustentabilidade das organizações. Diretrizes GRI. Reporte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Empresas.