Planeamento e Gestão dos Recursos Hídricos

Objectivos

Nesta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências sobre todo o processo de planeamento e gestão de recursos hídricos, incluindo aspectos legais e institucionais, quer ao nível nacional quer internacional, que lhes permitam:

- Compreender e desenvolver processos de planeamento de recursos hídricos

- Proceder a avaliações de disponibilidades e necessidades de água

- Compreender a relevância e os impactos das alterações climáticas no sector da água

- Ser capaz de escolher e usar procedimentos, metodologias e ferramentas essenciais no processo de gestão da água e de tomada de decisão

Deverão também os alunos adquirir competências na implementação de métodos e ferramentas, permitindo-lhes a:

- definição de estratégias de monitorização

- caracterização de disponibilidades e necessidades hídricas

- avaliação de balanços hídricos

- conceção de aproveitamentos hidráulicos

- avaliação integrada de qualidade da água

- quantificação de impactes de alterações climáticas.

Caracterização geral

Código

12666

Créditos

6.0

Professor responsável

António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues, Paulo Alexandre Marques Diogo

Horas

Semanais - 4

Totais - 62

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Brundtland, Gro Harlem (2004) – “Remarks by Dr. Gro Harlem Brundtland, MD, MPH - Former Prime Minister of Norway, Past Director-General of World Health Organization“,4th Annual Peter M. Wege Lecture on Sustainability, Lydia Mendelssohn Theatre, The University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, October 29, USA.

Lencastre, A. e F.M. Franco, 2003, Lições de Hidrologia, FCT-UNL.

Leitão, A. E.; Rodrigues, A. C.; Henriques, A. G. (1996) - “Uma Nova Visão para o Planeamento e Gestão dos Recursos Hídricos Portugueses no Início do Século XXI”, 3º Congresso da Água, APRH, Lisboa, Março.

Loucks, D. P. and E. van Beek, Water Resources Systems Planning and Management, UNESCO, Paris, 2005

Directiva-Quadro da Água: http://apambiente.pt/dqa/assets/01-2000_60_ce---directiva-quadro-da-%c3%a1gua.pdf

Método de ensino

A unidade curricular desenvolver-se-á em duas vertentes: - uma teórica de duas horas semanais onde se abordam, se fundamentam e se discutem os diferentes temas propostos no programa; - uma vertente prática onde se aprende a identificar , resolver problemas reais no âmbito dos objectivos da UC e também a dimensionar os processos e operações unitárias que estão na base de um sistema de tratamento convencional.

Método de avaliação

A avaliaçao é realizada  através de  2 Mini-testes. Os testes, terão uma duração de 60 min. Cada teste tem uma contribuição para a nota final de 45%. 

A unidade curricular para ser concluída prevê a necessidade do aluno estar presente em pelo menos dois terços das aulas práticas e realização de dois terços dos TPC,  condição exigida para obter frequência. Os TPC contribuem 10% para a nota da avaliação contínua.

A nota da avaliação contínua resulta da média ponderada dos testes e TPC.

Se o aluno for a exame de recurso, a nota final é a nota obtida no exame. 

Conteúdo

1. Importância e necessidade da gestão da água

2. Instrumentos

  • Enquadramento legal
  • Sistema institucional
  • Planeamento
  • Quantificação de disponibilidades e necessidades hídricas
  • Avaliação de balanços hídricos
  • Regime económico-financeiro
  • Monitorização
  • Licenciamento
  • Fiscalização
  • Construção e exploração de infraestruturas:

                    Aproveitamentos de fins múltiplos

                 Ciclo urbano da água

  • Águas transfronteiriças

3. Princípios

  • Sustentabilidade
  • Uso eficiente
  • Princípio do utilizador-pagador
  • Abordagem DPSIR
  • Princípio da precaução
  • Princípio da participação

4. Metodologias de suporte à gestão

  • Águas interiores, de transição e costeiras
  • Modelos de balanço hídrico
  • Modelos de qualidade da água
  • Avaliação e quantificação de pressões
  • Incerteza e otimização
  • Índices de seca e de escassez
  • Potencial hidroenergético
  • Sistemas de informação e apoio à decisão

5. Alterações climáticas

  • Impactos
  • Cenários de evolução das disponibilidades e necessidades (quantificação e análise
  • Medidas de adaptação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: