Planeamento e Gestão dos Recursos Hídricos
Objetivos
Nesta UC os alunos deverão ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências sobre todo o processo de planeamento e gestão de recursos hídricos, incluindo aspectos legais e institucionais, quer ao nível nacional quer internacional, que lhes permitam:
- Compreender e desenvolver processos de planeamento de recursos hídricos
- Proceder a avaliações de disponibilidades e necessidades de água
- Compreender a relevância e os impactos das alterações climáticas no sector da água
- Ser capaz de escolher e usar procedimentos, metodologias e ferramentas essenciais no processo de gestão da água e de tomada de decisão
Deverão também os alunos adquirir competências na implementação de métodos e ferramentas, permitindo-lhes a:
- definição de estratégias de monitorização
- caracterização de disponibilidades e necessidades hídricas
- avaliação de balanços hídricos
- conceção de aproveitamentos hidráulicos
- avaliação integrada de qualidade da água
- quantificação de impactes de alterações climáticas.
Caracterização geral
Código
12666
Créditos
6.0
Professor responsável
António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues, Paulo Alexandre Marques Diogo
Horas
Semanais - 4
Totais - 62
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Brundtland, Gro Harlem (2004) – “Remarks by Dr. Gro Harlem Brundtland, MD, MPH - Former Prime Minister of Norway, Past Director-General of World Health Organization“,4th Annual Peter M. Wege Lecture on Sustainability, Lydia Mendelssohn Theatre, The University of Michigan, Ann Arbor, Michigan, October 29, USA.
Lencastre, A. e F.M. Franco, 2003, Lições de Hidrologia, FCT-UNL.
Leitão, A. E.; Rodrigues, A. C.; Henriques, A. G. (1996) - “Uma Nova Visão para o Planeamento e Gestão dos Recursos Hídricos Portugueses no Início do Século XXI”, 3º Congresso da Água, APRH, Lisboa, Março.
Loucks, D. P. and E. van Beek, Water Resources Systems Planning and Management, UNESCO, Paris, 2005
Directiva-Quadro da Água: http://apambiente.pt/dqa/assets/01-2000_60_ce---directiva-quadro-da-%c3%a1gua.pdf
Método de ensino
Os conteúdos programáticos teóricos são apresentados, explicados e exemplificados no decurso das aulas teóricas. As aulas práticas são utilizadas para a aplicação dos conceitos e técnicas de modelação e gestão de recursos hídricos, incluindo o uso de ferramentas informáticas e de modelação matemática. A aplicação prática assenta na resolução de exercícios em que os conteúdos programáticos são aplicados de forma integrada, traduzindo os vários processos no âmbito da gestão da água. Aos estudantes é exigido que os trabalhos sejam desenvolvidos, organizados e apresentados sob a forma de documento científico, em forma de artigo cientifico ou relatório técnico/cientifíco, incluindo por isso uma forte componente de análise crítica e de autoavaliação dos resultados obtidos.
Método de avaliação
A avaliação inclui duas componentes, de testes e trabalhos práticos de grupo. Serão realizados 2 testes (T1 e T2) + 2 trabalhos práticos de grupo (TP1 e TP2).
A aprovação implica classificação positiva em cada componente. No caso dos trabalhos práticos, haverá lugar à sua discussão.
A Nota Final (NF), entre 0 e 20 valores, será obtida de acordo com : NF=T1x0,2+T2x0,2+TP1x0,3+TP2x0,3.
Conteúdo
1. Importância e necessidade da gestão da água
2. Instrumentos
- Enquadramento legal
- Sistema institucional
- Planeamento
- Quantificação de disponibilidades e necessidades hídricas
- Avaliação de balanços hídricos
- Regime económico-financeiro
- Monitorização
- Licenciamento
- Fiscalização
- Construção e exploração de infraestruturas:
Aproveitamentos de fins múltiplos
Ciclo urbano da água
- Águas transfronteiriças
3. Princípios
- Sustentabilidade
- Uso eficiente
- Princípio do utilizador-pagador
- Abordagem DPSIR
- Princípio da precaução
- Princípio da participação
4. Metodologias de suporte à gestão
- Águas interiores, de transição e costeiras
- Modelos de balanço hídrico
- Modelos de qualidade da água
- Avaliação e quantificação de pressões
- Incerteza e otimização
- Índices de seca e de escassez
- Potencial hidroenergético
- Sistemas de informação e apoio à decisão
5. Alterações climáticas
- Impactos
- Cenários de evolução das disponibilidades e necessidades (quantificação e análise
- Medidas de adaptação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: