Inovação e Sustentabilidade

Objectivos

Os estudantes irão aprender sobre inovação e sustentabilidade: gerando ideias para os seus produtos ou serviços inovadores;  desenvolvendo protótipos de hardware e software ou estruturando novos serviços; aprendendo a submeter pedidos para patentes, marcas, direitos de autor e projectos de design industrial; implementando campanhas de comunicação; testando estratégias de financiamento; e analisando estratégias de produção, marketing, vendas, distribuição e serviço.

 

Caracterização geral

Código

12669

Créditos

3.0

Professor responsável

António da Nóbrega de Sousa da Câmara

Horas

Semanais - 2

Totais - 4

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Bibliografia

 

Clayton Christensen, The Innovator’s Dilemma, Harper, 2002 (http://dl4a.org/uploads/doc/The_Innovators_Dilemma.pdf)

Olivier de Wek, Engineering Design and Rapid Prototyping, 2007 (https://ocw.mit.edu/courses/aeronautics-and-astronautics/16-810-engineering-design-and-rapid-prototyping-january-iap-2007/index.htm)

Frederick R. Steiner, Richard Weller, Karen M''Closkey, Billy Fleming, Design with Nature Now, Lincoln Institute, 2019

 Peter McAteer, Sustainability Is the New Advantage- Leadership, Change, and the Future of Business, Anthem Press, 2019

Método de ensino

Leituras pré-aulas

Aulas interactivas

Aprendizagem baseada na elaboração de um projecto

Método de avaliação

Projecto inovador propondo soluções inovadoras para problemas de sustentabilidade

Conteúdo

1. Análise do estado actual de conhecimento em inovação e sustentabilidade

Introdução à inovação e sustentabilidade

Mapa da investigação global em sustentabilidade

Mapa das patentes internacionais relacionadas com inovação e sustentabilidade

Mapa das empresas e startups focadas em ambiente e sustentabilidade

 2. Apresentações inspiracionais

Ynvisible

Aromni

TUGA Innovations

3. Novos produtos e serviços  ao serviço da sustentabilidade

Geração e selecção de ideias para novos produtos e serviços

Desenvolvimento de protótipos (hardware, software) ou estruturação de serviços

Propriedade intelectual

Comunicação global

Financiamento: “equity and non equity based”

Planeamento da produção, distribuição, marketing e vendas, e serviço

 4. Apresentação final do projecto perante um juri internacional

 

 


 [P1]Máximo de 1000 caracteres com espaços incluídos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: