Gestão Sustentável de Zonas Costeiras
Objetivos
OBJETIVOS E METODOLOGIA DE ENSINO
- OBJETIVOS
Os estudantes adquirirão os seguintes conhecimentos e competências:
1) Identificar e caracterizar os principais ecossistemas, recursos e atividades na zona costeira e marinha e identificar os principais desafios, riscos e oportunidades face aos efeitos das alterações climáticas nas zonas costeiras e marinhas.
2) Dotar os estudantes com:
a) metodologias inovadoras para a gestão integrada e sustentável das zonas costeiras e marinhas, com recursos às tecnologias de informação e deteção remota (utilização de drones e sig entre outros);
b) as mais recentes técnicas de planeamento ambiental, gestão de base ecológica e integração de soluções com base na natureza. Desenvolvimento de metodologias de determinação de capacidade de carga em praias.
c) as metodologias mais recentes para a elaboração de planos e estratégias de adaptação às alterações climáticas (cenários de base de adaptação, impactes e vulnerabilidades e opções de adaptação) face aos perigos, vulnerabilidades e riscos em zonas costeiras (defesa e proteção, acomodação e relocalização);
d) as metodologias mais recentes de avaliação de custo benefício nas opções de ordenamento e estratégias de adaptação na zona costeira;
e) metodologias de envolvimento ativo das comunidades costeiras em processo de aplanamento e gestão, aprofundamento processo de coconstrução de soluções pro forma a aumentar a literacia costeira e marinha.
- METODOLOGIA DE ENSINO (problem-oriented /problem-solving)
O método de ensino assenta num sistema de Oficina de Trabalho/Atelier em sala de aula com workshop de campo (aulas teórico-práticas), proporcionando um ambiente de aprendizagem inovador, simulando uma equipa de projeto transdisciplinar que apresentará propostas concretas para um território costeiro.
As aulas capacitarão os estudantes com competências em trabalho prático e de campo, orientadas para uma aprendizagem “aprendendo-fazendo” através da análise de casos problema (problem-oriented) com a sua resolução (problem-solving), estimulando o pensamento crítico e a autonomia.
As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.
Avaliação contínua com base em:
a) Resolução de casos problema através de exercícios práticos.
b) Frequências das aulas e desempenho durante o semestre.
c) Projeto de grupo com o desenho de um plano ou projeto para a implantação de um processo de gestão integrada e sustentável de uma área costeira sob pressão.
Caracterização geral
Código
12670
Créditos
3.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Ferreira
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
A disponibilizar brevemente
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
A disponibilizar brevemente