Gestão Sustentável de Zonas Costeiras

Objectivos

OBJETIVOS E METODOLOGIA DE ENSINO 

- OBJETIVOS

Os estudantes adquirirão os seguintes conhecimentos e competências:

1) Identificar e caracterizar os principais ecossistemas, recursos e atividades na zona costeira e marinha e identificar os principais desafios, riscos e oportunidades face aos efeitos das alterações climáticas nas zonas costeiras e marinhas. 

2) Dotar os estudantes com: 

a)  metodologias inovadoras para a gestão integrada e sustentável das zonas costeiras e marinhas, com recursos às tecnologias de informação e deteção remota (utilização de drones e sig entre outros); 

b) as mais recentes técnicas de planeamento ambiental, gestão de base ecológica e integração de soluções com base na natureza. Desenvolvimento de metodologias de determinação de capacidade de carga em praias.

c) as metodologias mais recentes para a elaboração de planos e estratégias de adaptação às alterações climáticas (cenários de base de adaptação, impactes e vulnerabilidades e opções de adaptação) face aos perigos, vulnerabilidades e riscos em zonas costeiras (defesa e proteção, acomodação e relocalização);

d) as metodologias mais recentes de avaliação de custo benefício nas opções de ordenamento e estratégias de adaptação na zona costeira;

e) metodologias de envolvimento ativo das comunidades costeiras em processo de aplanamento e gestão, aprofundamento processo de coconstrução de soluções  pro forma a aumentar a  literacia costeira e marinha. 

- METODOLOGIA DE ENSINO (problem-oriented /problem-solving)

O método de ensino assenta num sistema de Oficina de Trabalho/Atelier em sala de aula com workshop de campo (aulas teórico-práticas), proporcionando um ambiente de aprendizagem inovador, simulando uma equipa de projeto transdisciplinar que apresentará propostas concretas para um território costeiro.

As aulas capacitarão os estudantes com competências em trabalho prático e de campo, orientadas para uma aprendizagem “aprendendo-fazendo” através da análise de casos problema (problem-oriented) com a sua resolução (problem-solving), estimulando o pensamento crítico e a autonomia. 

As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning. 

Avaliação contínua com base em:

a) Resolução de casos problema através de exercícios práticos.

b) Frequências das aulas e desempenho durante o semestre.

c) Projeto de grupo com o desenho de um plano ou projeto para a implantação de um processo de gestão integrada e sustentável de uma área costeira sob pressão.


Caracterização geral

Código

12670

Créditos

3.0

Professor responsável

José Carlos Ribeiro Ferreira

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica 

Bibliografia

A disponibilizar brevemente

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

A disponibilizar brevemente

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: