Mecânica das Rochas

Objectivos

Aprender conceitos básicos relacionados com a mecânica das rochas necessários a aplicações no âmbito das engenharias civil e mineira, nomeadamente no que respeita ao estudo do estado de tensão, resistência e deformabilidade de rochas intactas versus maciços rochosos (MR), a relevância das descontinuidades e os métodos de caracterização daquelas características no campo e em laboratório; acrescem ainda aspectos relativos à problemática da representatividade da amostragem e do efeito de escala no estudo de MR, passando pelos critérios de rotura e introdução aos aspectos de modelação.

Caracterização geral

Código

10739

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paula Fernandes da Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - 66

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não são colocados requisitos de frequência, mas é aconselhável o domínio dos conceitos básicos de Geologia de Engenharia e Mecânica dos Solos.

Bibliografia

Comité Français de Mécanique des Roches, Manuel de mécanique des roches. École des Mines, Paris, Tome 1(2000) e Tome 2 (2003). 

Feng X.-T. Rock Mechanics and Engineering, Volume 1: Principles. London: Taylor & Francis Group, 2017.

Feng X.-T. Rock Mechanics and Engineering, Volume 2: Laboratory and Field Testing. London: Taylor & Francis Group, 2017.

Hencher S. Practical Rock Mechanics. Boca Raton:  CRC Press, Taylor & Francis Group, 2015.

Sivakugan N., Shukla S.K. & Das B.M. Rock mechanics, An introduction. Boca Raton: Taylor & Francis Group, 2013.

Método de ensino

Aulas teóricas com recurso a meios multimédia e ao programa Moodle. Aulas de laboratório, seminários com especialistas na área, análise e discussão de resultados de ensaios de laboratório e ‘in situ’; complementadas pela resolução de problemas diversos.

Método de avaliação

Avaliação contínua com dois testes, presenciais, e um trabalho - apresentação e discussão de um caso real de aplicação da Mecânica das Rochas num estudo de engenharia civil ou mineira.

Classificação final: média ponderada das classificações obtidas nos testes/exame (80%) e no trabalho (20%).

A frequência será garantida com a obtenção de avaliação positiva no trabalho. Esta avaliação, bem como a frequência à unidade, serão válidas para o correspondente ano letivo e, no caso de falha na aprovação, será válida também, e somente, para o ano lectivo subsequente.

Conteúdo

Mecânica Rochas: âmbito e contributo para o desenvolvimento sustentado. Rocha intacta, descontinuidades e maciço rochoso (MR). Propriedades índice rochas intactas. Estado tensão: tensor, casos particulares; tensões principais, sua relação. Tensões e deformações. Tensões ‘in situ’: no mundo; ensaios ISRM; efeito de escala, anisotropia. Resistência e deformação da rocha. Modos rotura; curva tensão-deformação; factores que a afectam. Solicitações triaxiais. Comportamentos reológicos. Ensaios ‘in situ’/laboratório. Descontinuidades: influência no comportamento do MR; efeito de escala, amostragem e representatividade. Resistência ao deslizamento, em laboratório/‘in situ’. Resistência e deformabilidade de MR: contributo métodos empíricos; correlações. Critérios de rotura. CHILE vs DIANE. Comportamento hidromecânico de MR; determinação de k, modelação. Métodos numéricos em MR; aplicações.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: