Sociedade Digital

Objetivos educativos

Este programa dotará os alunos, oriundos de áreas diferentes, de conhecimentos multidisciplinares rigorosos e atualizados sobre a sociedade e cultura digital e das competências necessárias à avaliação e gestão dos aspetos sociais, culturais e comunicativos de iniciativas de transformação digital. Designadamente: 

  • Conhecimento e domínio dos estudos da sociedade e cultura digital, incluindo um conjunto de termos-chave em absoluto e aplicados ao domínio do ciclo;

  • Capacidade de pesquisa e interpretação autónoma da produção científica sobre sociedade digital; 

  • Compreensão das relações recíprocas entre os contextos tecnológicos, sociais, culturais e políticos na história da transformação digital;

  • Capacidade de avaliação e análise crítica dos impactos da transformação digital na sociedade atual, nos seus diferentes níveis e âmbitos;

  • Capacidade de aplicar os conhecimentos e competências em ambiente novos e em contextos distintos;

  • Capacidade de conceber, desenhar e monitorar iniciativas sociais, comunicativas ou culturais implementadas em ambientes digitais, tanto em organizações públicas como de tipo empresarial e dirigidas a públicos diferentes;

  • Capacidade de realizar e apresentar de forma autónoma um trabalho científico original, consubstanciado na dissertação final, sobre temas do curso.

Saídas profissionais

O mestre em Sociedade e Cultura Digital está capacitado para pensar e equacionar as complexidades éticas e práticas da sociedade digital, para dialogar com os vários stakeholders e atores – das organizações às audiências, ou seja dos produtores aos consumidores – e facilitar a implementação transparente, segura e democrática dos sistemas sociotécnicos.

Algumas das áreas em que estas competências são cruciais passam pelo marketing, comunicações e relações públicas, desenho e gestão de estratégias digitais em empresas e organismos de estado, gestão de informação em comunidades online, jornalismo digital, curadoria e gestão digital de arte e património, ensino e educação, política digital (autarquias e organismo centrais de governo) e legislação sobre segurança e privacidade.

Caracterização geral

Código DGES

1090

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

Maria Paula Pires dos Santos Diogo

Data de abertura

Setembro

Número máximo de admissões

15

Propinas

Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horários

Diurno

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos

Créditos totais: 120 ECTS

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências Sociais Aplicadas  CSA 102 0
Informática  I 6 0

Ciências e Engenharia do Ambiente 

CEA 6 0
Qualquer Área Científica  QAC 0 6
TOTAL 114 6

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)

Estrutura

1.º Semestre
Código Nome ECTS
12754 Comunicação de Ciência 3.0
12752 Construção de Conhecimento Digital e Práticas Sociais 6.0
12753 Fontes de Informação Digital 6.0
12751 Informática para Ciência e Tecnologia 6.0
12750 Sociedade Digital: Problemas e Conceitos 6.0
1.º Semestre - Unidade Curricular do Bloco Livre
Código Nome ECTS
Opções
12766 Opção(ões) Livre(s) 3.0
O aluno deverá obter 3.0 créditos nesta opção.
2.º Semestre
Código Nome ECTS
12758 Entretenimento Digital 6.0
12757 Metodologias e Análise de Dados 6.0
12759 Política na Sociedade Digital 6.0
12756 Revoluções nas Tecnologias da Informação e da Comunicação: Continuidades e Mudanças 6.0
12755 Sociologia da Comunicação 3.0
2.º Semestre - Unidade Curricular do Bloco Livre
Código Nome ECTS
Opções
12766 Opção(ões) Livre(s) 3.0
O aluno deverá obter 3.0 créditos nesta opção.
3.º Semestre
Código Nome ECTS
12761 Big Data, Sociedade e Cultura 6.0
12764 Desenho de Pesquisa 6.0
12762 Fundamentos e Práticas de Sustentabilidade 6.0
12763 Legislação Nacional e Europeia sobre o Uso de Dados 6.0
12760 Teoria da Globalização 6.0
4.º Semestre
Código Nome ECTS
12765 Dissertação em Sociedade Digital 30.0