Big Data, Sociedade e Cultura
Objetivos
Esta disciplina irá permitir aos mestrandos de:
- Adquirir um conhecimento amplo e articulado dos conceitos, temas, e teorias fundamentais relativos à sociedade e cultura digitais, em particular no que diz respeito à relação entre tecnologias digitais e configurações sociais, assim como à definição de identidade e práticas sociais e culturais.
- Conhecer os debates mais relevantes causados pela “transformação digital” nas suas implicações sociais e culturais, adquirindo um conhecimento crítico e aprofundado das respetivas posições e argumentações.
- Desenvolver uma “fluência digital” na compreensão e utilização das tecnologias digitais, através de uma análise crítica das representações e práticas predominantes nas plataformas digitais, inclusive a partir do seu próprio envolvimento com os novos medias digitais.
Caracterização geral
Código
12761
Créditos
6.0
Professor responsável
Davide Scarso
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Berry, David M, and Anders Fagerjord. 2017. Digital Humanities: Knowledge and Critique in a Digital Age. Polity.
Bollmer, Grant. 2018. Theorizing Digital Cultures. SAGE.
Halpern, Orit. 2015. Beautiful Data: A History of Vision and Reason since 1945. Durham: Duke University Press.
Jenkins, Henry, Mizuko Itō, and Danah Boyd. 2015. Participatory Culture in a Networked Era: A Conversation on Youth, Learning, Commerce, and Politics. Polity.
Kelleher, John D., and Brendan Tierney. 2018. Data Science. MIT Press.
Lindgren, Simon. 2017. Digital Media and Society. SAGE.
O’Shea, Lizzie. 2019. Future Histories: What Ada Lovelace, Tom Paine, and the Paris Commune Can Teach Us about Digital Technology. Verso.
Rogers, Richard. 2013. Digital Methods. Cambridge, Mass.: MIT Press.
Smith, Robert E. 2019. Rage Inside the Machine : The Prejudice of Algorithms, and How to Stop the Internet Making Bigots of Us All. Bloomsbury.
Método de ensino
O ensino basear-se-á em metodologias diversificadas: a exposição, a análise discussão de textos e materiais vídeo, o estudo de casos, a pesquisa autónoma, também com metodologias digitais, e a sistematização de IGNOREes científicas relevantes.
Método de avaliação
A avaliação será baseada em: 1) apresentação e discussão oral de um trabalho relativo a um dos tópicos do programa; 2) redação de um texto escrito sobre o mesmo tema; 3) a participação ativa nas discussões em sala de aula.
Conteúdo
1. O que é Big Data? Conceitos, debates e materialidades
2. A longa história do Big Data.
3. Corpos digitais, Quantified-Self e saúde
4. Casa Inteligente, Cidades Inteligentes e IoT
5. Fronteiras digitais e mobilidade
6. Trabalho digital: Plataformas, Uberização e Gamificação
7. Economia digital: do trabalho imaterial às criptomoedas
8. Media Digitais: Comunicação, Publicidade, Jornalismo
9. Humanidades digitais
10. Digital Commons: Partilha, Participação, Colaboração