Comunicação Social, Científica e Técnica

Objectivos

Os objectivos da disciplina podem ser sumariados nos seguintes pontos:

(1)  Plano das aprendizagens/aquisição de conhecimentos:

Conhecer o mundo contemporâneo e a sua evolução histórica, em particular os fenómenos que ajudam a compreender a evolução das estratégias de comunicação científica e técnica.

Conhecer a estrutura dos meios de comunicação científica e técnica enquanto expressão de contextos sociais e de mudanças culturais.

Conhecer o impacto social das tecnologias de informação e da comunicação contemporânea no todo social.

(2) Plano da aquisição de competências:

Desenvolvimento de ferramentas metodológicas fundamentais para planificar, e avaliar unidades de informação e documentação científica e técnica.

Aquisição de competências no campo da investigação académica, para responder às exigências  da comunicação científica e técnica, entre pares.  

Desenvolvimento de estratégias de comunicação para divulgação de investigação científica e tecnológica a diferentes audiências. 

Caracterização geral

Código

8917

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

  • Hofmann, AH. Scientific Writing and Communication: Papers, Proposals, and Presentations. (Oxford University Press, 2019)
  • Anderson, PV. Technical Communication – a reader-centered approach. (Canada: Wadsworth Cengage Learning 2011)
  • Spilka, R. Digital Literacy for Technical Communication: 21st Century Theory and Practice. Routledge;  (December 4, 2009)
  • Mamishev, S. Creating Research and Scientific Documents Using Microsoft Word. Microsoft Press, 2014.

Método de ensino

As aulas são teórico/práticas e combinam introduções pelo docente aos temas da disciplina e sessões de reflexão e debate com a intervenção dos alunos a partir de leituras prévias diversas. Os estudantes têm acesso a um variado tipo de documentação de apoio à frequência da unidade curricular que é disponibilizado na página da disciplina, na plataforma Moodle.

Método de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:

  1. Elaboração de um artigo científico sobre um tema do programa, respeitando as normas da escrita científica e técnica (30%);
  2. Elaboração de uma recensão crítica de uma obra publicada sobre um dos tópicos da disciplina (40%)
  3. Apresentação de um artigo ou da recensão e gravação dessa apresentação (máx. 5 min) com disponibilização na internet (30%)

Conteúdo

  1. A evolução das formas e estilos de comunicação científica ao longo da história
  2. A comunicação científica e técnica
    1. Especificidade, objectivos, audiências e contexto
    2. Planificação
    3. Condução da investigação
  3. Regras de escrita científica e técnica
    1. Estilos e normas (apresentações públicas, relatórios, artigos, teses, etc.)
    2. Iconografia e grafismo
    3. Referenciação
  4. Avaliação da informação científica e técnica
    1. Redes de conhecimento
    2. Indexação e Métricas
  5. A divulgação dos resultados
    1. Objetivos
    2. Audiências
    3. Impacto
  6. A dimensão ética da comunicação científica e técnica