Media Digitais
Objetivos educativos
Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.
O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interactivos sobre a web, a TV interactiva, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.
O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.
Saídas profissionais
O Programa de Doutoramento tem como objectivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais, garantindo que os doutores estão preparados para o exercício de uma profissão, que se consubstancia, genericamente, na capacidade de:
-
Criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em consideração o público-alvo e a globalidade da cadeia de valor associada ao campo;
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Gerir equipas de criativos e produtores;
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Exercer uma actividade profissional especializada, em organizações de criação, de produção e de tratamento de conteúdos visando a sua distribuição para efeitos variados, desde os mass media, à educação, ao lazer, passando pelo marketing, pelos videojogos, e pelo corporate broadcasting;
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Aplicar conhecimentos, resolver problemas em ambientes novos ou desconhecidos e no âmbito de contextos multidisciplinares, de desenvolver estudos de análise e síntese e de desenvolver projectos de investigação nas áreas científicas participantes relevantes.
Caracterização geral
Código DGES
696
Ciclo
Doutoramento (3.º Ciclo)
Grau
Doutor
Acesso a outros cursos
n.a.
Coordenador
Nuno Manuel Robalo Correia
Data de abertura
Outubro
Número máximo de admissões
8
Propinas
Estudantes nacionais: 2 750 Euros/ anual
Estudantes internacionais: 2 750 Euros/ anual
Horários
Diurno
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 4 anos
Créditos totais: 240 ECTS
Especialidade em Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 202,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 15 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Especialidade em Indústria, Públicos e Mercados
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 202,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 15 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Especialidade em Tecnologias
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 22,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 195 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Especialidade em Jornalismo
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Ciências da Comunicação | CCOM | 202,5 | - |
Tecnologias da Comunicação | TECCOM | 15 | - |
Qualquer área científica | QAC | - | 22,5 |
TOTAL | 217,5 | 22,5 |
Condições de acesso
A disponibilizar brevemente
Regras de avaliação
A disponibilizar brevemente