Media Digitais

Objetivos educativos

Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.  

O aparecimento de novas aplicações na área dos media digitais tais como os videojogos, os conteúdos interactivos sobre a web, a TV interactiva, o video on demand, o aparecimento de software educativo de elevado impacto nas camadas mais jovens e, ainda mais recentemente, a divulgação de conteúdos informativos, de marketing e de lazer em dispositivos móveis, demonstram a importância do estudo e investigação sobre este tipo de conteúdos e o estudo da sua relação com a tecnologia, as diferentes áreas da ciência e a sociedade em geral. Torna-se ainda clara a necessidade de as universidades formarem profissionais nesta área, com as competências correspondentes aos diversos níveis de formação e, neste caso, ao nível do terceiro ciclo.

O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais.

Saídas profissionais

O Programa de Doutoramento tem como objectivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais, garantindo que os doutores estão preparados para o exercício de uma profissão, que se consubstancia, genericamente, na capacidade de:

  • Criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em consideração o público-alvo e a globalidade da cadeia de valor associada ao campo;

  • Gerir equipas de criativos e produtores;

  • Exercer uma actividade profissional especializada, em organizações de criação, de produção e de tratamento de conteúdos visando a sua distribuição para efeitos variados, desde os mass media, à educação, ao lazer, passando pelo marketing, pelos videojogos, e pelo corporate broadcasting;

  • Aplicar conhecimentos, resolver problemas em ambientes novos ou desconhecidos e no âmbito de contextos multidisciplinares, de desenvolver estudos de análise e síntese e de desenvolver projectos de investigação nas áreas científicas participantes relevantes.


Caracterização geral

Código DGES

696

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

n.a.

Coordenador

Nuno Manuel Robalo Correia

Data de abertura

Outubro

Número máximo de admissões

8

Propinas

Estudantes nacionais: 2 750 Euros/ anual

Estudantes internacionais: 2 750 Euros/ anual

Horários

Diurno

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 anos

Créditos totais: 240 ECTS

Especialidade em Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências da Comunicação CCOM 202,5 -
Tecnologias da Comunicação TECCOM 15 -
Qualquer área científica QAC - 22,5
TOTAL 217,5 22,5

Especialidade em Indústria, Públicos e Mercados

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências da Comunicação CCOM 202,5 -
Tecnologias da Comunicação TECCOM 15 -
Qualquer área científica QAC - 22,5
TOTAL 217,5 22,5

Especialidade em Tecnologias

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências da Comunicação CCOM 22,5 -
Tecnologias da Comunicação TECCOM 195 -
Qualquer área científica QAC - 22,5
TOTAL 217,5 22,5

Especialidade em Jornalismo

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências da Comunicação CCOM 202,5 -
Tecnologias da Comunicação TECCOM 15 -
Qualquer área científica QAC - 22,5
TOTAL 217,5 22,5

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente