História da Ciência
Objetivos
Esta disciplina tem por objectivos:
1- Perspectivar a evolução da ciência numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento científico
2- Compreender a estrutura interna da abordagem científica e a sua relação com os contextos socio-económico e cultural
Caracterização geral
Código
9923
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Oliveira Carneiro
Horas
Semanais - 3
Totais - 63
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Licenciatura
Bibliografia
P. J. Bowler and John V. Pickstone, The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)
P. J. Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)
R. Porter, ed., The Cambridge History of Science: Volume 4, Eighteenth-Century Science: Eighteenth-century Science Vol 4 (Cambridge, 2003)
R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science, (London/Nova Iorque, 1990)
Método de ensino
Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:
-Introdução a temas específicos pelo professor
- Discussão e análise crítica de textos e material audiovisual pelos estudantes
- Pesquisa e sistematização de informação científica e de IGNOREes secudárias a realizar pelos estudantes.
Método de avaliação
Avaliação
- cinco comentários críticos de artigos selecionados
-recensão crítica de uma obra selecionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno e interesses;
-participação nas aulas.
Conteúdo
Elementos para uma História das Ciências:
Práticas da razão: os Impérios Pré-clássicos e os primeiros passos numa racionalidade proto-científica. A Grécia e o nascimento da racionalidade científica: a física e a matemática como pilares de uma nova arquitectura cognitiva. O mundo cognitivo da Europa Medieval: teologia e simbolismo. O conceito do universo fechado como fundamento do conhecimento. Uma prática perigosa: a alquimia. Renascimento: Leonardo e a observação; Galileu e o método científico. O conceito do domínio da natureza. O universo de Newton e o mecanicismo. O Iluminismo, os conceitos de utilidade e de progresso. Ciência e Iluminismo: A extensão do paradigma newtoniano. Newtonianos e ‘newtonianismos’. Lavoisier e a revolução na química. O século XIX: A visão mecanicista e seus problemas. A irreversibilidade na física, geologia e ciências da natureza. Átomos na física e na química. O desenvolvimento das teorias de campo: de Faraday a Maxwell. Física. Epistemologia e sociedade no século XX: o mundo do muito rápido e o mundo do muito pequeno. A física do éter e os seus problemas. Einstein e as origens da teoria da relatividade restrita. As novas noções de espaço, tempo e simultaneidade e as previsões da teoria. A estrutura do átomo e as primeiras teorias quânticas. Luz e matéria.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: