Métodos Instrumentais de Análise

Objectivos

A Unidade curricular tem como objectivo proporcionar os fundamentos no domínio da Química-Analítica de técnicas habitualmente utilizadas em laboratório: espectroscopia, espectrofotometria, espectrometria de massas e electroquímica, mas por vezes apenas na optica do utilizador. Pretende-se assim que o estudante entenda os fenómenos na sua origem  capacitando-os de intervir, no futuro, quer a nível do desenvolvimento da técnica quer na interpretação de dados experimentais. 

Como objectivos específicos: i) conceito de radiação electromagnética e interacção com matéria; ii) fundamentos de espectroscopia atómica e molecular com enfoque para UV-Vis e Fluorescência;  IV e RAMAN iii) fundamentos de espectrofotometria, camara de grafite, forno, chama, ICP, iv) fundamentos de métodos electroquímicos; v) Espectrometria de Massa, Fundamentos, Detetores e -analisadores; v) Outras técnicas de analisemodernas.

Caracterização geral

Código

10709

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Lodeiro Espino

Horas

Semanais - 4

Totais - 95

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É recomendável que o aluno tenha tido aprovação em disciplinas  como Introdução à Química-Física, Química Análitica, e conhecimentos básicos de Química Inorgânica e Orgânica.

Bibliografia

Quantitative Chemical Analysis, D. C. Harris, W. H. Freeman; 9th edition (July 15, 2015) 

Notes/summaries supplied by the teacher

Artigos e Publicações especializadas.

Método de ensino

Aulas teóricas com recurso a projecção através de "data show" de imagens/gráficos/texto facultados posteriormente ao aluno -incluídos nos "Apontamento da disciplina" da autoria da docente responsável, e/ou na bibliografia recomendada, disponível na Biblioteca. Todas as aulas Teóricas  e teórico praticas vão ser online, e alguma presencial quando possível.

-Aulas teórico-práticas vão ser online . i)programas de ajuste linear e não linear, ii) ferramenta de folha de cálculo para avaliação de incerteza que afecta um resultado 

-Aulas de laboratório com realização de 5 trabalhos práticos presenciais e com recurso a videos de apoio. 

-Discussão de relatórios em aula TP presencial a marcar.

Método de avaliação

A avaliação terá componentes prática e teórica.

A nota final será calculada de acordo com a seguinte fórmula:

    Nota Final = 0.70 x Nota teórica + 0.30 Nota Prática 

Os alunos obterão aprovação à disciplina com nota maior ou igual a 9,5 valores.

Frequência à disciplina

1.  Frequência obrigatória as 5 sessões práticas de laboratório (Presenciais) (100%) - 4 Obrigatorias e ao 70% das TP online, de problemaa ou praticas.

  •  A pontualidade do aluno, a preparação das aulas práticas, a execução do trabalho experimental, contribuirão para a obtenção da frequência

2.  Frequência de 70% das aulas teóricas e 70% das aulas teórico-práticas (apenas para alunos de 1ª inscrição)

Nota teórica

Avaliação contínua pela realização de 2 testes (1.5 h cada teste) pela plataforma Moodle presenciais em aula. 

O exame de Recurso  será presencial e terá componente teorica e pratica.

  • Para  aprovação à disciplina a nota teórica tem que ser maior ou igual a 9,5 valores.

O exame de Melhoria será ORAL com o regente da cadeira quando a nota a melhorar seja igual ou superior a 15.

 

Nota prática

Será tido em conta o desenvolvimento do aluno no laboratorio, a preparação das práticas e defesa ante o docente, assim como a defesa oral e discussao de um trabalho pratico a sortear do relatorio global.

  • A nota prática obtida nos ultimos 3 anos lectivos (2018-2019-2020) é válida no corrente ano. Anos anteriores tem de repetir a componente prática

Nota Discusão do Relatorio prático

Será realizado uma discussão oral com o regente da cadeira e com o docente da pratica do relatorio de praticas, escolhendo o docente uma pratica para ser discutida no pormenor.

Esta discussão será feita pelos membros do grupo de praticas oral durante 15 min. Presencial

Notas importantes:

  1. As notas de todos os testes serão arredondadas à décima; as notas teórica e prática entrarão na fórmula de classificação final também arredondadas à décima.
  2. Os alunos que tenham obtido frequência em anos anteriores são dispensados das aulas práticas (exceptuando alunos de anos anteriores a 2018). 
  3. Melhoria da classificação final é obtida pela realização de um exame final que integra as duas componentes em avaliação (teórica e prática) sendo presencial e ORAL.

ATENÇÃO: 

Em caso de duvidas o regente da disciplina reserva-se o direito de efetuar um exame oral, para aprovação final, a qualquer aluno inscrito à disciplina se encontrar irregularidades ou suspeitas de falta de conducta.

Conteúdo

O tratamento de dados. Estatistica

I Introdução aos métodos ópticos, 

II Espectroscopias moleculares UV-vis Fluorescencia e Fosforescencia

III Espectrometria de AA e EA, Chama, Câmara, ICP, ICP-MS

IV Espectrometria de Masas MALDI TOF MS, ESI-MS etc.

V Espectroscopia IV-FTIR e Raman. 

VI Polarimetria

VII Fundamentos de Electroquimica, Potenciometria, Voltametria, Voltametria Ciclica.

VIII Luz e Materiais, Metodos Modernos de Analise baseados em Microscopia: Microscopia de transmisao Electronica, Microscopia de Barrimento e Microscopia Confocal de Fluorescencia.