Bioenergética
Objetivos
Na disciplina de Bioenergética serão abordados os aspectos relacionados com a captação e transformação de energia pelos seres vivos dando ênfase ao estudo das reacções de transferência electrónica na respiração celular e nas reacções luminosas da fotossíntese. No final desta unidade curricular o aluno deverá dominar os fundamentos termodinâmicos e cinéticos implicados nos processos de transdução de energia e deverá ser capaz de resolver problemas numéricos a eles associados. Deverá saber como são constituídas as cadeias respiratórias e os fotossistemas e compreender os mecanismos de transferência de electrões e protões na mitocôndria e no cloroplasto. Deverá ter consciência da diversidade da respiração e da fotossíntese em bactérias e da sua implicação nos ciclos geoquímicos dos elementos. Pretende-se também que o aluno adquira competências na exploração e estudo da literatura científica recente.
Caracterização geral
Código
10804
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Teresa Nunes Mangas Catarino, Ricardo Saraiva Loureiro Oliveira Louro
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos, mas o aluno deverá ter conhecimentos gerais de Bioquímica.
Bibliografia
1. Bioenergetics 4, David G. Nicholls and Stuart J. Ferguson (2013) Academic Press.
2. Biochemistry, Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, Gregory J. Gatto Jr. and Lubert Stryer (2019) W. H. Freeman, 9th Edition.
3. Vander''''s HUMAN PHYSIOLOGY The Mechanisms of Body Function Widmaier, Raff, Strang, (2019) Mc Graw Hill 15th Edition.
4. Redox Proteins in Supercomplexes and Signalosomes, Ricardo O. Louro and Irene Díaz-Moreno, (2015) CRC Press
Método de ensino
A leccionação está organizada em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
Os conteúdos programáticos são leccionados nas aulas teóricas.
Nas aulas teórico-práticas serão resolvidos problemas de aplicação numérica em Bioenergética e serão apresentados e discutidos pelos alunos, artigos científicos recentes recentemente publicados em jornais de ponta.
Método de avaliação
A avaliação desta unidade curricular consta de uma parte teórica e de uma parte prática, sendo a nota final igual à média ponderada das duas partes: Nota final = 60% nota teórica + 40% nota prática. A nota teórica será igual à nota do exame final. A nota prática será dada pela apresentação e discussão dos artigos científicos.
Para obter aprovação na unidade curricular a nota teórica não poderá ser inferior a 8.5 valores.
Se o exame final for realizado online, notas superiores a 17 valores estão sujeitas a defesa em prova oral. Se houver suspeita de fraude também pode ser exigida uma prova oral.
Conteúdo
1. Introdução à Bioenergética: vida, energia e metabolismo.
2. Bioenergética quantitativa. Medição de forças motrizes. Energia livre de Gibbs. Potencial de oxidação-redução. Potencial electroquímico.
3. Transdução de energia quimiosmótica. Transferência electrónica e acoplamento electrão/protão. Geração da força protomotriz.
4. Cadeia respiratória mitocondrial.
5. ATPsintase: estrutura, mecanismo e regulação
6. Reacções luminosas da fotossíntese: organização dos fotossistemas e geração de força protomotriz.
7. Diversidade respiratória bacteriana e sua implicação ambiental.
8. Bioenergética e saúde (discussão de artigos científicos)