Glicobiologia e Doença

Objetivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deverá possuir a capacidade de:

1)    Nomear patologias cujos mecanismos envolvem glicanos.

2)    Associar estrutura e a função biológica dos glicanos em causa e das proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas, anticorpos).

3)    Referir metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos.

4)    Referir métodos de diagnóstico / tecnologias para doenças congénitas da glicosilação (CDG), infeção e cancro.

5)    Listar fármacos baseados em glicanos ou glicoconjugados e desenvolvimento de vacinas, correlacionado com a sua aplicação clínica.

6)    Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento de glicanos e sua relevância em patologias tais como CDG, infeção e cancro.

Caracterização geral

Código

12032

Créditos

3.0

Professor responsável

Paula Alexandra Quintela Videira

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular

Bibliografia

Essentials of Glycobiology.Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology [Internet]. 3rd edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2015-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310274/?report=classic

Introduction to Glycobiology, Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3

 

Artigos científicos selecionados

Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.

Método de ensino

A lingua sera em portugues. No caso de alunos estrangeiro será leccionada em ingles. Os slides serão sempre em ingles.

A unidade curricular encontra-se organizada em oito temas, cada qual compreendendo aulas teóricas, teórico/práticas e práticas. Esta unidade curricular decorrerá em formato b–learning: ou seja, contém aulas presenciais com os professores, e uma parte do ensino é on-line (vídeos de aulas, documentos, fóruns), fazendo uso dos computadores e da internet como ferramentas didáticas e pedagógicas. De um modo geral haverá dois terços de aulas teóricas (b-learning), e um terço de aulas práticas. As aulas teóricas incluem aulas acompanhadas à distância, com conteúdos on-line com recursos e vídeos de professores. A unidade curricular abrange estratégias de tutoria com sessões à distância e fóruns de discussão sobre os temas de interesse.

As aulas práticas incluem tecnologias inovadoras e permitem os alunos trabalharem hands-on em diversas técnicas laboratoriais. Pretende-se desta forma que o aluno atualize e amplie os seus conhecimentos na área da glicobiologia bem como o desenvolvimento do pensamento crítico para aplicação em glicopatologia. Com estas metodologias de ensino pretende-se cativar o aluno desde o início da unidade curricular, fomentar uma participação ativa e colaborativa, fomentar a discussão e crítica, permitindo aos alunos inter-relacionar os vários temas entre si e criar bases para eventual aplicação da Glicobiologia no seu trabalho futuro.

Método de avaliação

Média ponderada de:

1) Um teste escrito com ponderação de 50 % (nota mínima 9), que inclui matéria de todas as aulas teóricas e práticas; 2) Apresentação e discussão de um artigo científico com ponderação de 40%; e 3) participação em aulas e-learning (inclui quizzes na plataforma moodle) com ponderação de 10 %.

 

Frequência obrigatória às aulas práticas e teórico-práticas.

Conteúdo

Day

Type of class/ Syllabus

Teacher

30/ 09

Introduction to the Curricular Unit/ Introduction to Glycobiology (part 1)

Paula Angelina Filipa

7/ 10

Theoretical: Introduction to Glycobiology (part 2): basic concepts of the glycan structural diversity

Angelina

14/ 10

Theoretical: Biosynthesis of glycans – N- and O-glycosylation –ER-GOLGI secretory pathway and glycoprotein processing

Angelina

21/ 10

Theoretical: Recognition of glycans by the immune system and immunomodulation. Inflammation and cell migration

Paula

28/ 10

Theoretical-practical: “Glycan-mediated microbial adhesion” - e-learning session

Paula

(e-learning

Moderator)

04/ 11

Theoretical: Molecular recognition of glycans by lectins in disease (infection and cancer). From structure to function. 

Filipa

11/ 11

Theoretical-practical: Advanced methodologies in Glycobiology for the study of glycans – from molecules to cells

Angelina

18/ 11

Theoretical-practical: “Mechanisms of cancer-associated glycosylation changes” - e-learning session

Paula

(e-learning

moderator)

25/ 11

Practical: NMR for structural characterization of the glycan-protein interaction.

Filipa

02/ 12

Practical: Glycan microarrays to assign glycan-binding specificity and glycan ligand discovery

Angelina

09/ 12

Theoretical: Glycans and disease: Congenital Disorders of Glycosylation (CDGs) and human therapy

Paula

16/ 12

 

Presentation and discussion of scientific articles

Paula

Angelina

Filipa

06/ 01

Questions & Answers

 

15/01

Test

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: