Química dos Elementos
Objetivos
Esta cadeira tem como principal objectivo racionalizar a diversidade de compostos inorgânicos exibida pelos elementos representativos da Tabela Periódica.
Caracterização geral
Código
10715
Créditos
6.0
Professor responsável
Carlos Lodeiro Espino
Horas
Semanais - 4
Totais - 57
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos previos
Bibliografia
Bibliografia
1 - W. Henderson, Main Group Chemistry, Royal Society of Chemistry, 2000.
2 - F. A. Cotton, G. Wilkinson, P. L. Gaus, Basic Inorganic Chemistry, 3rded., Wiley, 1995.
3 - P. Atkins, T. Overton, J. Rourke, M. Weller, F. Armstrong, Srhriver & Atkins’ Inorganic Chemistry, 5th ed., Oxford University Press, 2010.
4 - C. E. Housecroft, A. G. Sharpe, Inorganic Chemistry, 4th Ed., Pearson Prentice Hall, 2012.
5 – R. Chang, Química, 11th ed., McGraw-Hill, 2013.
Método de ensino
A aprendizagem é feita com ajuda de apresentações em power-point, feitas nas aulas teórico-práticas, que contêm figuras, tabelas e gráficos e permite um estudo sistemático dos elementos e seus compostos Pretende-se por ao aluno em contacto com uma bibliografia recente e variada da área. Resolver problemas relativos à matéria nas aulas teórico-práticas e a realização dos trabalhos práticos que permitem experimentar e corroborar no laboratório a teoria aprendida e desenvolver no aluno a capacidade de observação e critica. Ao final do trabalho prático é entregue um questionário com perguntas relativas ao trabalho realizado. A avaliação é feita como média ponderada da nota teórica e nota prática.
Método de avaliação
Parte teórica
Por testes (2 testes) ou por exame.
TESTE 1: 16 Novembro
TESTE 2: 4 de Janeiro
Parte prática
Realização dos trabalhos práticos com entrega dos respectivos questionários. Esta UC ten frequência, ou seja, só quem passa na parte prática (≥9.5) pode passar na UC. Trabalhos práticos 100% obrigatórios.
A nota final da cadeira (NF) será dada por:
NF = 0.20 ´ P + 0.80 ´ T
onde P é a nota da parte prática e T a nota da parte teórica, ambas arredondadas às décimas.
A nota da parte prática é a média das notas dos questionários ajustada com a componente de avaliação contínua no decurso das aulas laboratoriais.
A nota da parte teórica é a média das notas dos testes (obrigatórios). Esta média terá de ser igual ou superior a 9,5.
Conteúdo
1. AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (14 semanas x 3h = 42h)
1.1. Conceitos básicos para compreender a Tabela Periódica e a reactividade dos elementos. Revisões sobre a estrutura atómica: orbitais e configurações electrónicas. Carga nuclear efectiva. Propriedades periódicas. Ligação química. Estruturas de Lewis. Solubilidade de um sal em água: energia de rede, calor de hidratação, calor de dissolução.
1.2. A química dos elementos representativos.
1.2.1. Hidrogénio.
1.2.2. Grupo 1: metais alcalinos.
1.2.3. Grupo 2: metais alcalino-terrosos.
1.2.4. Grupo 13.
1.2.5. Grupo 14.
1.2.6. Grupo 15.
1.2.7. Grupo 16.
1.2.8. Grupo 17 e Grupo 18.
1.3. Reações redox e representações redox
1.3.1. Revisão de conceitos básicos. Números de oxidação. Pilhas. Tabelas de potenciais. Equação de Nernst.
1.3.2. Representações redox: diagramas de Latimer, Frost e Pourbaix.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: