Química dos Elementos

Objetivos

Esta cadeira tem como principal objectivo racionalizar a diversidade de compostos inorgânicos exibida pelos elementos representativos da Tabela Periódica.

Caracterização geral

Código

10715

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Lodeiro Espino

Horas

Semanais - 4

Totais - 57

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos previos

Bibliografia

Bibliografia

1 - W. Henderson, Main Group Chemistry, Royal Society of Chemistry, 2000.

2 - F. A. Cotton, G. Wilkinson, P. L. Gaus, Basic Inorganic Chemistry, 3rded., Wiley, 1995.

3 - P. Atkins, T. Overton, J. Rourke, M. Weller, F. Armstrong, Srhriver & Atkins’ Inorganic Chemistry, 5th ed., Oxford University Press, 2010.

4 - C. E. Housecroft, A. G. Sharpe, Inorganic Chemistry, 4th Ed., Pearson Prentice Hall, 2012.

5 – R. Chang, Química, 11th ed., McGraw-Hill, 2013.

Método de ensino

A aprendizagem  é feita com ajuda de apresentações em power-point, feitas nas aulas teórico-práticas, que contêm figuras, tabelas e gráficos e permite um estudo sistemático dos elementos e seus compostos Pretende-se por ao aluno em contacto com uma bibliografia recente e variada da área. Resolver problemas relativos à matéria nas aulas teórico-práticas e a realização dos trabalhos práticos que permitem experimentar e corroborar no laboratório a teoria aprendida e desenvolver no aluno a capacidade de observação e critica. Ao final do trabalho prático é entregue um questionário com perguntas relativas ao trabalho realizado. A avaliação é feita como média ponderada da nota teórica e nota prática.

Método de avaliação

Parte teórica

Por testes (2 testes) ou por exame. 

TESTE 1: 16 Novembro

TESTE 2: 4 de Janeiro

 Parte prática

Realização dos trabalhos práticos com entrega dos respectivos questionários. Esta UC ten frequência, ou seja, só quem passa na parte prática (≥9.5) pode  passar na UC. Trabalhos práticos 100% obrigatórios.

 

nota final da cadeira (NF) será dada por:

 

NF = 0.20 ´ P + 0.80 ´ T

 

onde P é a nota da parte prática e T a nota da parte teórica, ambas arredondadas às décimas.

nota da parte prática é a média das notas dos questionários ajustada com a componente de avaliação contínua no decurso das aulas laboratoriais.

nota da parte teórica é a média das notas dos testes (obrigatórios). Esta média terá de ser igual ou superior a 9,5.

Conteúdo

1. AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (14 semanas x 3h = 42h)

1.1. Conceitos básicos para compreender a Tabela Periódica e a reactividade dos elementos. Revisões sobre a estrutura atómica: orbitais e configurações electrónicas. Carga nuclear efectiva. Propriedades periódicas. Ligação química. Estruturas de Lewis. Solubilidade de um sal em água: energia de rede, calor de hidratação, calor de dissolução. 

1.2. A química dos elementos representativos.

1.2.1. Hidrogénio. 

1.2.2. Grupo 1: metais alcalinos. 

1.2.3. Grupo 2: metais alcalino-terrosos.

1.2.4. Grupo 13.

1.2.5. Grupo 14.

1.2.6. Grupo 15.

1.2.7. Grupo 16.

1.2.8. Grupo 17 e Grupo 18.

1.3. Reações redox e representações redox

1.3.1. Revisão de conceitos básicos. Números de oxidação. Pilhas. Tabelas de potenciais. Equação de Nernst.

1.3.2. Representações redox: diagramas de Latimer, Frost e Pourbaix.