Glicobiologia e Doença
Objetivos
No final da Unidade Curricular, o aluno deverá possuir a capacidade de:
1) Nomear patologias cujos mecanismos envolvem glicanos.
2) Associar estrutura e a função biológica dos glicanos em causa e das proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas, anticorpos).
3) Referir metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos.
4) Referir métodos de diagnóstico / tecnologias para doenças congénitas da glicosilação (CDG), infeção e cancro.
5) Listar fármacos baseados em glicanos ou glicoconjugados e desenvolvimento de vacinas, correlacionado com a sua aplicação clínica.
6) Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento de glicanos e sua relevância em patologias tais como CDG, infeção e cancro.
Caracterização geral
Código
12032
Créditos
3.0
Professor responsável
Paula Alexandra Quintela Videira
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular
Bibliografia
Essentials of Glycobiology.Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology [Internet]. 3rd edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2015-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK310274/?report=classic
Introduction to Glycobiology, Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3
Artigos científicos selecionados
Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.
Método de ensino
A lingua sera em portugues. No caso de alunos estrangeiro será leccionada em ingles. Os slides serão sempre em ingles.
A unidade curricular encontra-se organizada em oito temas, cada qual compreendendo aulas teóricas, teórico/práticas e práticas. Esta unidade curricular decorrerá em formato b–learning: ou seja, contém aulas presenciais com os professores, e uma parte do ensino é on-line (vídeos de aulas, documentos, fóruns), fazendo uso dos computadores e da internet como ferramentas didáticas e pedagógicas. De um modo geral haverá dois terços de aulas teóricas (b-learning), e um terço de aulas práticas. As aulas teóricas incluem aulas acompanhadas à distância, com conteúdos on-line com recursos e vídeos de professores. A unidade curricular abrange estratégias de tutoria com sessões à distância e fóruns de discussão sobre os temas de interesse.
As aulas práticas incluem tecnologias inovadoras e permitem os alunos trabalharem hands-on em diversas técnicas laboratoriais. Pretende-se desta forma que o aluno atualize e amplie os seus conhecimentos na área da glicobiologia bem como o desenvolvimento do pensamento crítico para aplicação em glicopatologia. Com estas metodologias de ensino pretende-se cativar o aluno desde o início da unidade curricular, fomentar uma participação ativa e colaborativa, fomentar a discussão e crítica, permitindo aos alunos inter-relacionar os vários temas entre si e criar bases para eventual aplicação da Glicobiologia no seu trabalho futuro.
Método de avaliação
Média ponderada de:
1) Um teste escrito com ponderação de 50 % (nota mínima 9), que inclui matéria de todas as aulas teóricas e práticas; 2) Apresentação e discussão de um artigo científico com ponderação de 40%; e 3) participação em aulas e-learning (inclui quizzes na plataforma moodle) com ponderação de 10 %.
Frequência obrigatória às aulas práticas e teórico-práticas.
Conteúdo
Day |
Type of class/ Syllabus |
Teacher |
30/ 09 |
Introduction to the Curricular Unit/ Introduction to Glycobiology (part 1) |
Paula Angelina Filipa |
7/ 10 |
Theoretical: Introduction to Glycobiology (part 2): basic concepts of the glycan structural diversity |
Angelina |
14/ 10 |
Theoretical: Biosynthesis of glycans – N- and O-glycosylation –ER-GOLGI secretory pathway and glycoprotein processing |
Angelina |
21/ 10 |
Theoretical: Recognition of glycans by the immune system and immunomodulation. Inflammation and cell migration |
Paula |
28/ 10 |
Theoretical-practical: “Glycan-mediated microbial adhesion” - e-learning session |
Paula (e-learning Moderator) |
04/ 11 |
Theoretical: Molecular recognition of glycans by lectins in disease (infection and cancer). From structure to function. |
Filipa |
11/ 11 |
Theoretical-practical: Advanced methodologies in Glycobiology for the study of glycans – from molecules to cells |
Angelina |
18/ 11 |
Theoretical-practical: “Mechanisms of cancer-associated glycosylation changes” - e-learning session |
Paula (e-learning moderator) |
25/ 11 |
Practical: NMR for structural characterization of the glycan-protein interaction. |
Filipa |
02/ 12 |
Practical: Glycan microarrays to assign glycan-binding specificity and glycan ligand discovery |
Angelina |
09/ 12 |
Theoretical: Glycans and disease: Congenital Disorders of Glycosylation (CDGs) and human therapy |
Paula |
16/ 12 |
Presentation and discussion of scientific articles |
Paula Angelina Filipa |
06/ 01 |
Questions & Answers |
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15/01 |
Test |
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Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: