Bioinorgânica
Objetivos
A disponibilizar brevemente
Caracterização geral
Código
10694
Créditos
6.0
Professor responsável
Carlos Lodeiro Espino, Maria dos Anjos Lopes de Macedo
Horas
Semanais - 4
Totais - 67
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Robert Crichton “Biological Inorganic Chemistry: An Introduction”, 2007, 1ª edição, Elsevier Science
Ana M. V. Cavaleiro “Química Inorgânica Básica”, 2004, 3ª edição, Universidade de Aveiro
Raymond Chang and Kenneth A. Goldsby, “Chemistry”, 2012, McGraw-Hill, N.Y., 11ª edição
Patricia C. Wilkins, Ralph G. Wilkins “Inorganic Chemistry in Biology”, Oxford Chemistry Primers, 2002, 2ª edição, Oxford University Press
J. J. R. Fraústo da Silva, R. J. P. Williams “The biological chemistry of the elements: the inorganic chemistry of life”, 2001, 2ª edição, Oxford University Press
José J. G. Moura, Nuno Palma “Introdução à química da vida: caderno de adequação ao ensino à distância”, 1995, 1ª edição, Universidade Aberta
Método de ensino
Ensino teórico, teórico-prático e experimental:
- TP: Nestas aulas o docente faz exposição oral dos conteúdos programáticos com apoio de diapositivos e resolvendo exercícios de aplicação. Serão também leccionadas 3 sessões para resolução de exercícios, com numero reduzido de estudantes (1 ou 2 turnos em simultâneo).
- P: Total de 4 sessões de 3 horas com trabalhos experimentais realizados em grupos de 2-3 alunos. O docente estará presente para dar apoio e ajudar na resolução do questionário, que deverá ser entregue no final de cada aula prática
Os protocolos e questionários dos trabalhos práticos estão disponíveis nas páginas da disciplina do CLIP e Moodle.
Método de avaliação
1- A Frequência da UC é obtida tendo em conta:
a) realização com informação positiva de todos os trabalhos práticos.
b) Realização com avaliação positiva do Questionário resolvido em grupo e entregue no final de cada aula.
Os alunos com frequência de anos anteriores, estão dispensados das aulas laboratoriais,/entrega dos questionários
2- A avaliação inclui várias componentes:
a) Realização de 3 testes que incluem componente teórica e componente prática (questões sobre os trabalhos práticos realizados).
Caso o aluno obtenha frequência à componente prática, a nota final da componente TESTES (T) será calculada como a média dos 3 testes de avaliação. Não há nota mínima em cada teste, mas a média mínima para ter aprovação é de 9,5 valores. A não realização de qualquer um dos testes implica uma nota igual a zero.
Esta componente tem um peso de 75% na nota final.
Caso o/a estudante não obtenha aprovação nos testes, esta componente poderá ser realizada em Exame de Recurso: os alunos com classificação (média dos testes) inferior a 9,5 e frequência à disciplina, serão avaliados com um exame incluindo toda a matéria. Neste Exame de Recurso, os alunos aprovados por testes podem fazer melhoria de toda a matéria, mediante a respectiva inscrição a melhoria de nota (serviços académicos).
b) Nota prática: avaliação dos questionários (que terão que ter nota final >9,5 valores, para obtenção de frequência) das aulas práticas.
Esta componente tem um peso de 15% na nota final
c) Realização de mini-testes de (auto-)avaliação e preparação das aulas práticas e/ou acompanhamento da matéria leccionada.
Os mini-testes serão realizados através da plataforma digital Moodle.
Esta componente tem um peso de 10% na nota final.
3- Cálculo da nota final = (T x0,75) + (Q x0,15) + (MT x0,10)
Conteúdo
Apresentação e Introdução à Bioinorgânica
Estequiometria reaccional
Nomenclatura e isomerismo em compostos de coordenação
Ligação química em compostos de coordenação (teoria HSAB)
Reactividade em compostos de coordenação: Reacções de substituição; Inércia e labilidade; Mecanismos reaccionais
Equilíbrios de complexação; constantes de estabilidade parciais e globais: efeito do pH e da presença de outros ligandos
Reacções de oxidação-redução: Pilhas; Acerto de reacções redox; Equação de Nernst; efeito pH e da formação de complexos; Diagramas de Latimer e Diagramas de Frost; aplicações em sistemas biológicos
Iões metálicos em sistemas biológicos; centros metálicos de proteínas e enzimas: Metaloproteínas de Ferro (hémicas e não-hémicas), de Cobre, de Zinco e outras; estrutura do centro metálico; magnetismo e cor em compostos de coordenação; Teoria do Campo Cristalino e transições electrónicas
Elementos essenciais e toxicidade em Sistemas Biológicos. Exemplos de metais em Medicina