Metabolismo e Regulação B

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos fundamentais em Bioquímica com particular ênfase nos processos metabólicos, respectiva regulação e integração.  São, ainda, abordados temas (na forma de seminários ou trabalhos de grupo realizados pelos alunos) que exemplificam a importância do conhecimento em Bioquímica na Medicina, nomeadamente sobre casos de estudo de doenças metabolícas. Através deste tipo de exercício pretende-se que os alunos aprofundam a matéria recorrendo para tal a livros de texto e artigos científicos e desenvolvam as suas capacidades de comunicação, com a apresentação oral do tema para toda a turma, contribuindo para a avaliação contínua dos conhecimentos. Tal como noutras disciplinas os trabalhos laboratoriais focam aspectos da matéria teórica e obrigam o aluno a uma integração dos conceitos e ao trabalho em grupo.

Caracterização geral

Código

8791

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Alice Santos Pereira

Horas

Semanais - 4

Totais - 57

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Aconselha-se a aprovação às UC Introdução à Bioquímica e Bioquímica.

Bibliografia

Principal bibliografia recomendada

LEHNINGER PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Nelson, D.L., & Cox, M.M.
W.H. Freeman and Company, San Francisco, 7th ed., 2017

FUNDAMENTALS OF BIOCHEMISTRY. LIFE AT THE MOLECULAR LEVEL
Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.
John Wiley & Sons, Inc., New York, 5th ed., 2016

BIOCHEMISTRY
Berg, J.M., Tymoczko, J.L., & Stryer L.
W. H. Freeman and Company, San Francisco. 8th ed., 2015

BIOCHEMISTRY. A SHORT COURSE
Berg, J.M., Tymoczko, J.L., & Stryer L.
W. H. Freeman and Company, San Francisco. 3rd ed, 2015

BIOCHEMISTRY
Miesfeld, R.L., & McEvoy, M.M.
W.W. Norton & Company,  1st ed, 2017

Método de ensino

A leccionação da disciplina envolve:

  1. As aulas teóricas serão leccionadas com recurso a “data-show”, acompanhadas de bibliografia complementar disponibilizada previamente na página da disciplina, no CLIP. Na aula de apresentação será apresentada toda a informação sobre o modo de funcionamento e discutidas e decididas as regras de avaliação da disciplina. 
  1. Aulas teórico-práticas de resolução e discussão de problemas de aplicação, pondo em práticas os conceitos teóricos adquiridos ao longo das diferentes aulas.
  2. Aulas práticas de laboratório em grupos de 4 alunos (4 sesssões), onde os alunos realizarão trabalho experimental seguindo protocolos laboratoriais previamente distribuídos a todos os alunos. 

Toda a informação relativa ao funcionamento da disciplina, incluindo o mapa de distribuição das aulas T, TP e P, bem como todo o material pedagógico (os ficheiros (pdf)  de todas as aulas leccionadas, os protocolos dos trabalhos práticos e o enunciado das séries de problemas) .são disponibilizados na página da disciplina no CLIP.

Método de avaliação

1. Condições gerais de participação, frequência e avaliação da UC: 

  • A UC de Metabolismo e Regulação B está organizada em aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e práticas de laboratório (P);
  • A presença em todas as aulas P é obrigatória;

  • O processo de avaliação inclui avaliações das componentes T e P e apresentação de um seminário;
  • Os alunos que não tenham obtido frequência estão excluídos da avaliação em qualquer componente da UC;
  • Não se prevê qualquer sessão de repetição extraordinária de trabalhos práticos de laboratório; 

2. Obtenção de frequência:

  • Para obtenção de frequência à UC, os alunos terão que realizar as 5 sessões práticas, incluindo a apresentação do seminário;
  • A realização das aulas P decorre em grupos de 3 ou 4 alunos, requerendo a preparação dos trabalhos;
  • A pontualidade do aluno, a preparação das aulas práticas e a execução do trabalho experimental, contribuirão para a obtenção da frequência

3. Avaliação da UC:

  • Avaliação da componente T  - 75% da nota final
    • Avaliação contínua por realização de 3 testes - a nota é dada pela média dos 3 testes
    • Ou realização de exame de recurso
  • Avaliação da componente P - 15% nota final
    • A avaliação da componente P é realizada nas datas dos testes T e inlcui questões sobre os trabalhos práticos
    • A nota da componente não é passível de melhoria em exame de recurso
  • Avaliação do seminário - 10% da nota final 
    • Os seminários focam uma donça metabólica com enquadramento da matéria leccionada na UC; execptuando o metabolismo do glicogénio
  • Para aprovação à UC, os alunos terão que obter uma nota superior a 9,5 valores na componente T

Notas importantes:

  1. As notas de todos os elementos de avaliação serão arredondadas à décima; as notas de cada componente entrarão na fórmula de classificação final também arredondadas à décima.
  2. Os alunos que não tenham obtido aprovação por avaliação contínua, são admitidos ao exame de recurso. Para obter aproveitamento, a classificação neste exame terá de ser igual ou superior a 9,5. 
  3. Melhoria da classificação final é realizada no exame de recurso e apenas à componente T.

Em qualquer caso, o regente da UC reserva-se o direito de efectuar um exame oral, para aprovação final, a qualquer aluno inscrito à UC.

Conteúdo

  1. Introdução. Conceitos básicos do metabolismo. Estratégias regulatórias do metabolismo (o controlo metabólico)
  2. Mecanismos de transdução de sinal e comunicação química entre células
  3. Metabolismo central – revisão e integração
    • Glicólise, gluconeogénese e ciclo do ácido cítrico
    • Regulação da glicólise, gluconeogénese e ciclo do ácido cítrico
    • Ciclo de Cori
    • Fosforilação oxidativa. Reacções luminosas da fotossíntese
  4. Ciclo de Calvin e via das pentoses fosfatadas
    • Ciclo de Calvin
    • As fases oxidativa e não oxidativa da via das pentoses fosfatadas
    • Regulação
  5. Metabolismo do glicogénio
    • Degradação e síntese do glicogénio
    • Controle do metabolismo do glicogénio
  6. Metabolismo dos lípidos
    • Catabolismo e biossíntese dos lípidos.
    • Regulação
  7. Metabolismo dos aminoácidos
    • Catabolismo e biossíntese dos aminoácidos
  8. Metabolismo dos nucleótidos
    • Síntese e degradação de nucleótidos
    • Biossíntese de coenzimas de nucleótidos
  9. Integração e regulação metabólica. Adaptações metabólica

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: