Educação

Objetivos educativos

Promover uma formação académica que permita o desenvolvimento pessoal e profissional de professores e outros profissionais na área da educação, numa lógica de formação ao longo da vida, proporcionando o enriquecimento das práticas profissionais e a melhoria das organizações em que trabalham;

Responder a necessidades e motivações formativas nas diversas áreas de especialidade, refletindo sobre os conhecimentos teóricos respeitantes ao ensino-aprendizagem, complementando os conhecimentos científicos lecionados, problematizando práticas letivas e formas de organização escolar e educativa e ainda promovendo a formação de profissionais reflexivos;

Aprofundar competências em áreas como aprendizagem, interdisciplinaridade, desenvolvimento curricular, metodologias de investigação, tecnologias, ciências, educação e interligação com aprendizagens não-escolares;

Perspetivar a escola e a educação, de forma global e multidisciplinar, integrando vários atores e níveis de escolaridade. 

Os candidatos titulares do grau de licenciatura pré-Bolonha ou de um 2.º ciclo, de um curso que os habilite para o exercício da profissão de educador ou professor dos diferentes níveis de escolaridade, poderão solicitar creditação às unidades curriculares dos respetivos cursos.

Caracterização geral

Código DGES

909

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Coordenador

João José de Carvalho Correia de Freitas

Data de abertura

Setembro

Número máximo de admissões

60

Propinas

Estudantes nacionais: 1250 euros (1º ano); 900 euros/2º ano

Estudantes internacionais: 3500 euros/semestre

Horários

Pós-laboral

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Mestrado em Educação, Especialização em Complementos de Física para o Ensino
Duração : 2 anos
Créditos totais : 90 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área

Créditos (ECTS)

Ciências de Educação

90


Mestrado em Educação, Especialização em Tecnologias no Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática
Duração : 2 anos
Créditos totais : 90 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área

Créditos (ECTS)

Ciências de Educação

90


Mestrado em Educação, Especialização em e-Learning e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Educação
Duração : 2 anos
Créditos totais : 90 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área

Créditos (ECTS)

Ciências de Educação

90


Mestrado em Educação, Especialização em Complementos de Geologia para o Ensino
Duração : 2 anos
Créditos totais : 90 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área

Créditos (ECTS)

Ciências de Educação

90


Mestrado em Educação, Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade
Duração : 2 anos
Créditos totais : 90 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área

Créditos (ECTS)

Ciências de Educação

90


Mestrado em Educação, Especialização em História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia
Duração : 2 anos
Créditos totais : 90 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área

Créditos (ECTS)

Ciências de Educação

90

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação (ou Projeto) compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados).